Incêndio de Nelas em resolução. Chamas dominadas em Mangualde

O incêndio florestal que na passada segunda-feira, dia 16 de setembro, deflagrou em Folhadal, no concelho de Nelas, entrou hoje de manhã em fase de resolução.
Segundo Guilherme Almeida, comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas, a situação “está mais calma, registando-se apenas uma ou outra reativação, mas sem qualquer preocupação”.
As condições meteorológicas, com a diminuição do vento e da temperatura, vão ajudar à consolidação do rescaldo, confirmou ainda o comandante.
Refira-se que este incêndio alastrou aos concelhos vizinhos de Carregal do Sal, Tábua e Oliveira do Hospital.
Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio entrou em fase de resolução às 10:39h e no local encontram-se 104 operacionais, apoiados por 27 viaturas.
Também mais calma está a situação em Mangualde. O incêndio no concelho, que teve origem em Penalva do Castelo na segunda-feira, está “completamente dominado”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.
“Neste momento, o incêndio está completamente dominado. Agora, vamos estar atentos aos reacendimentos. A humidade aumentou e a temperatura desceu muito, o que deu uma grande ajuda aos operacionais”, afirmou Marco Almeida.
O presidente da Câmara de Mangualde adiantou que durante a noite e madrugada de hoje os operacionais “conseguiram criar um perímetro à volta do incêndio e controlá-lo”.
Segundo a página da ANEPC, o fogo que teve início em Penalva do Castelo e que se estendeu a Mangualde, ainda envolve 220 operacionais e 56 viaturas.