Incêndio de Nelas avança para Carregal e Tábua. Oliveira do Hospital de prevenção

Os incêndios que ontem tiveram início no concelho de Nelas propagaram-se com grande intensidade ao concelho de Carregal do Sal. As chamas também já chegaram a Vila do Mato, freguesia de Midões, no concelho de Tábua.
De prevenção está o concelho de Oliveira do Hospital, com a Proteção Civil Municipal a concentrar meios junto à localidade de Seixas, freguesia de Seixo da Beira.
Em declarações à Rádio Boa Nova, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, referiu que “a situação se mantém preocupante” e que os meios estão posicionados para travar a entrada das chamas, que se prevê que possa acontecer pela localidade das Seixas.
“O fogo está a ser observado do Baloiço Das Antas P’ro Mondego. O incêndio está do lado de Vale de Madeiros (Nelas), já junto ao rio Mondego”, referiu o autarca.
Incêndio ameaça casas e empresas
As chamas continuam descontroladas no distrito de Viseu e os bombeiros não têm tido mãos a medir para acudir a todas as ocorrências. O vento sopra com bastante intensidade, dificultando o combate.
Durante a noite houve momentos de aflição em Carregal do Sal, onde ardeu o anexo de uma empresa, e em Nelas as chamas rodearam fábricas como a Borgestena.
Outra preocupação dos operacionais estão também concentradas no concelho de Mangualde devido ao incêndio que começou em Penalva do Castelo e que avança para o concelho de Nelas, colocando várias populações em risco.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Guilherme Almeida, adiantou à agência Lusa que está “apreensivo com a direção que o incêndio está a ter” para o concelho, também tendo em conta que o município está a ser atingido por outros focos.
“Estamos com reacendimentos em Vale de Madeiros e estamos com uma frente ativa e com muita dificuldade em Carregal do Sal [concelho vizinho de Nelas] e temos este alinhamento que vem de Mangualde”, afirmou Guilherme Almeida.
Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 12:25h o incêndio de Folhadal (Nelas), cujo alerta foi pelas 11:53h de segunda-feira, mobilizava 281 operacionais, apoiados por 79 veículos e dois meios aéreos.
No incêndio que deflagra em Vila Mato, Midões, no concelho de Tábua, encontram-se 100 operacionais, apoiados com 27 viaturas e um meio aéreo.
Em Penalva do Castelo continua ativo o incêndio que deflagrou em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, pelas 00:15h de segunda-feira, que se propagou ao concelho vizinho de Mangualde. Mobilizava 162 operacionais com 46 veículos.
Ainda no concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, um outro incêndio, que começou às 20:16 de domingo, também em mato, na localidade de Valamoso, freguesia de Esmolfe, mobilizava 39 operacionais, apoiados por 14 veículos.
O incêndio em Mangualde provocou uma vítima mortal, durante a noite, de doença súbita.
O incêndio em Nelas provocou até ao momento sete feridos, dois em estado grave.
📸 Arquivo