Alunos de Seia no ensino superior apoiados com bolsas de estudo
Publicidade

Câmara aumenta de 30 para 50 o número de apoios a atribuir.

A Câmara Municipal de Seia vai atribuir 50 bolsas de estudo aos jovens senenses que estejam a frequentar o ensino superior, num esforço financeiro municipal de 50.000 euros.

Os números representam o maior investimento de sempre da autarquia no apoio aos alunos universitários, não só no número de famílias beneficiadas, como também no montante canalizado para o efeito.

De 2021 para 2022, a autarquia triplicou o número de beneficiários abrangidos, que então tinha passado de 10 para 30 alunos.

“Não sendo possível responder a todas as solicitações, verifica-se anualmente a existência de um significativo número de candidaturas que, embora cumprindo com os critérios definidos, acabam não sendo consideradas por se encontrarem fora do âmbito do número de bolsas atualmente determinado”, descreve a proposta da autarquia aprovada pelo executivo municipal.

Nesse sentido, e tendo em conta as dificuldades sentidas pelas famílias nas despesas inerentes à formação académica, a autarquia decidiu aumentar de 30 para 50 o número de bolsas de estudo a atribuir.

A Câmara Municipal justifica ainda o apoio de 1.000 euros a cada aluno “no sentido de criar condições para que todos os jovens tenham percursos escolares de sucesso, independentemente da sua condição económica, promovendo a igualdade de oportunidades e o combate ao abandono escolar”.

O Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior, que passou a integrar mestrados e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), contempla 38 bolsas para alunos em cursos de licenciatura, 5 em mestrado, e 2 em CTESP matriculados em estabelecimentos de ensino fora do concelho. Para estudantes a frequentar a Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia são atribuídas 5 bolsas.

Se o número de candidatos for menor que o número de bolsas a atribuir por curso, as verbas revertem para as restantes candidaturas, em conformidade com a lista final de ordenação.

Podem candidatar-se a este apoio alunos com frequência em cursos devidamente homologados, residentes e recenseados no concelho, há mais de três anos, com idade igual ou inferior a 25 anos.

O período de candidaturas vai decorrer de 23 de setembro a 23 de outubro.

Partilhe este artigo...