Banda Academia de Santa Cecília promove concerto dedicado ao Festival da Canção
Publicidade

A Banda Academia de Santa Cecília, sediada em São Romão, sobe ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no próximo domingo, dia 15 de setembro, às 15:00h.

Este evento faz parte da terceira edição do projeto municipal ‘Filarmonias’, uma iniciativa do Município de Seia que visa promover e valorizar as bandas filarmónicas do concelho.

Neste concerto, a Banda Academia de Santa Cecília contará com a participação das alunas de canto da ACR Music & Voices, de Célia Oliveira e de Daniel Tadeu.

O tema do espetáculo será “60 anos do Festival da Canção”, com um reportório que abrange músicas icónicas que marcaram a história do festival, desde as suas origens até aos dias de hoje.

Com um historial rico que remonta a 1860, quando existia a União Filarmónica de São Romão, a Banda Academia Santa Cecília foi oficialmente fundada a 16 de outubro de 1951, graças à iniciativa do comendador Evaristo Martins Nogueira, do padre José Moreira Martinho e de Alberto Oliveira e António Maximiano Guimarães.

Atualmente, a Banda Academia de Santa Cecília de São Romão é composta por cerca de 40 elementos, com idades entre os 10 e os 77 anos, sendo que mais de dois terços dos músicos são jovens.

Sob a regência do Maestro João Carlos Martins da Cruz, licenciado em Educação Musical, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, a banda encontra-se num processo contínuo de modernização e atualização.

O projeto ‘Filarmonias’, lançado pelo Município em 2022, tem como objetivo divulgar e valorizar as cinco bandas filarmónicas do concelho, muitas delas com um legado centenário. Estas bandas desempenham um papel crucial na formação musical e na vida cultural das comunidades locais.

A edição de 2024 do projeto começou a 24 de abril com a atuação da Banda Torroselense Estrela D’Alva, seguida do concerto da Sociedade Musical Estrela da Beira a 20 de julho. Após a atuação da Banda de Santa Cecília de São Romão, a 15 de setembro, o ciclo continua com a Filarmónica 1º de Janeiro de Carragozela no dia 27 de outubro, a Banda Torroselense Estrela D’Alva a 17 de novembro, e encerra com a Sociedade Recreativa Musical Loriguense a 8 de dezembro.

📸 Município de Seia

Partilhe este artigo...