Feira do Vinho do Dão em Nelas reúne 39 produtores

A Feira do Vinho do Dão, a decorrer em Nelas de 5 a 8 de setembro, reúne 39 produtores num evento imperdível para os amantes de vinhos e da cultura vinícola.
Durante a feira, os visitantes têm a oportunidade de degustar os melhores vinhos, conhecer produtores locais e da região, e desfrutar de uma programação repleta de atividades, incluindo palestras, workshops, exposições, teatro e música ao vivo, showcookings e gastronomia regional.
As provas e vendas têm início na sexta-feira, dia 6 de setembro, a partir das 15:00h até às 22:00h, mantendo o mesmo horário nos dias seguintes, sendo o horário das 22:00h às 00:00h destinado exclusivamente a vendas.
Novidade desta edição é também o funcionamento do Wine Bar, na Praça do Município, até às 02:30h da manhã, “oferecendo um ambiente exclusivo onde os visitantes poderão degustar uma vasta seleção de vinhos do Dão, num espaço que combina conforto e sofisticação”, refere a Câmara de Nelas em comunicado.
Este espaço “será o ponto de encontro para enólogos, apreciadores de vinho e curiosos, onde poderão desfrutar de uma experiência enológica completa, acompanhada de música ao vivo, e pela primeira vez de um conjunto de provas rápidas asseguradas por produtores presentes na Feira, num conceito distinto e multifuncional em que se pretende a realização de diversas atividades de promoção do Vinho do Dão e de toda a região”, é referido.
Mesa Redonda “Um Dão: Um Passado com Futuro”
No primeiro dia do evento, dia 5 de Setembro, destaque para a Mesa Redonda “Um Dão: Um Passado com Futuro”, com lugar no Auditório do Edifício Multiusos, que reúne um conjunto de reputados especialistas do sector vinícola e no qual vai marcar presença o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, numa conversa moderada por Jorge Adolfo, docente da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), e Pedro Rodrigues, docente na Escola Superior Agrária de Viseu, sobre o papel do vinho do Dão no desenvolvimento económico e social da região e os desafios e oportunidades da fileira do vinho do Dão.
Compõem o painel de oradores Ângelo Sebastião Fonseca, técnico superior da ESEV, João Ferreira Fonseca, docente e historiador do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão (CEVD), Vanda Pedroso, Embaixadora do Coração do Dão e técnica superior do CEVD, António Mendes como representante da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e Constança Vieira de Andrade, da empresa Baba Yaga, Lda.
Ainda no dia 5 tem lugar o Concurso de Vinhos “Grande Prémio Engenheiro Alberto Vilhena”, sob orientação do renomado crítico de Vinhos, Luís Lopes, que premeia e destaca a excelência dos vinhos do Dão dos produtores presentes na Feira. A concurso estão 10 vinhos brancos, 10 tintos, 5 rosados e 5 espumantes.
A inauguração solene acontece às 15:30h do dia 6. O programa da Feira do Vinho do Dão também inclui provas de vinhos, espaço criança, atividades desportivas, associativismo, animação de rua, showcookings com chefs de renome, mostras de produtos gastronómicos, artesanato e produtos regionais, encontros de clássicos e confrádicos, passeios pela região e um Encontro de Pintura e Fotografia.
Fado com Camané
Além do seu enfoque técnico e profissional, a Feira do Vinho do Dão destaca-se também pela oferta cultural, social e de entretenimento. Neste sentido, um dos grandes momentos desta edição é o regresso do espetáculo musical “Não Há Bela Sem… um Dão”, apresentado pela Contracanto Associação Cultural, nas noites de sexta-feira e sábado, além das atuações do Projeto Bug no dia 6 e do DJ Wilson Honrado e Grzyzzller no dia 7. O fadista Camané sobe ao palco da Feira na noite de domingo.
A Praça da Alimentação “vai garantir excelentes opções gastronómicas, que destacam os sabores da região, proporcionando aos visitantes uma oferta diversificada que vai desde petiscos até às refeições completas”, realça o Município.
Por outro lado, a autarquia garante que “esta vai ser uma edição mais verde”, sendo que uma das grandes novidades é a preocupação com a sustentabilidade, através da celebração de um protocolo de parceria entre o Município, a Green Cork e a Quercus.
Pode consultar o programa completo da 33ª edição da Feira do Vinho do Dão aqui.