Luciano Ribeiro critica burocracia do Estado na execução de projetos

O presidente da Câmara de Seia, Luciano Ribeiro, critica a burocracia que as autarquias enfrentam para o desenvolvimento de projetos em Portugal. O autarca lamenta que desde a ideia à execução passe uma década, não chegando um mandato para a sua concretização.
As acusações foram feitas na cerimónia do 38º aniversário de elevação de Seia a cidade, onde Luciano Ribeiro salientou que procura exercer o mandato “procurando oportunidades para a resolução daqueles problemas que nos maçam”. Contudo, lamenta que em Portugal desde a apresentação de uma ideia à sua execução “passa uma dezena de anos”, o que deixa pouco tempo durante os mandatos para a concretização dos projetos.
O autarca confidenciou que é em cada 3 de julho que encontra “inspiração e energia” para lutar pelos interesses do concelho. Por isso, considera, que as horas perdidas e as constantes idas a Lisboa “aos sítios certos e pôr o pé na porta, forçando ou não a entrada quando necessário”, foram essenciais e determinantes para o início e o assumir de compromissos de diversos investimentos que já se arrastavam há vários anos. Destacou a requalificação do Centro de Saúde de Saúde, do edifício do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Residência de Estudantes, a cedência das antigas instalações do CACE para uma incubadora de empresas, a requalificação do quartel da GNR, que vai permitir instalar na cidade um Sub-Destacamento, e, por fim, a Escola Secundária de Seia, que construída há 40 anos nunca sofreu obras de requalificação.
No final da atribuição dos Prémios de Mérito Municipal e de Mérito Escolar, Luciano Ribeiro referiu que “é em cada um de vós que ganho inspiração a cada 3 de julho para ir à luta e defender o nosso território, o nosso concelho, para tentar resolver assuntos que de tanto falarmos até cansam”.
Um desses projetos é a continuação do IC6 até ao concelho de Seia. O projeto que agora está a ser elaborado já devia estar executado, e para o presidente da Câmara “são muitos anos a falar da mesma coisa, mas se nós não falarmos ninguém se vai lembrar por nós”, admitiu.
A finalizar, Luciano Ribeiro promete continuar a “encher a Câmara Municipal de energia e de vontade para poder superar todos os desafios”, contando com os contributos de todos, “porque sozinhos ninguém vai a lado nenhum”.
Mérito Escolar e Campânulas de Mérito Municipal
Os Prémios de Mérito Escolar foram atribuídos aos 10 melhores alunos do concelho de Seia, de cada nível de ensino, do ano letivo 2022/2023.
No 2º ciclo foram distinguidos os alunos Beatriz Barbas (Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho) e Tomás Figueiredo (Agrupamento de Escolas de Seia). No 3º ciclo os contemplados foram Rodrigo Domingues (Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho) e Afonso Pereira (Agrupamento de Escolas de Seia).
Do Agrupamento de Escolas de Seia, André Simões foi distinguido como melhor aluno do Ensino Secundário e Filipa Silva do Ensino Profissional. Neste último grau de ensino, Arlete Santo (Escola Evaristo Nogueira) e Ana Mota (Escola Profissional da Serra da Estrela) foram as alunas escolhidas.
Por fim, o Mérito Escolar foi ainda atribuído a Mariana Martins (Conservatório de Música de Seia) e Catarina Silva (Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia).
A atribuição das Campânulas de Mérito Municipal, através das quais o Município evoca o trabalho, a dedicação, a criatividade ou o voluntarismo de pessoas, empresas e instituições, foram este ano entregues a Ricardo Ribeiro (Mérito Empresarial), Maria de Fátima Neves Dias Oliveira (Mérito e Dedicação), Tiago Dias da Costa (Mérito e Dedicação), Grupo Desportivo Loriguense (Mérito Desportivo) e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia (Mérito e Dedicação).
Galeria fotográfica na página do Facebook do Seia Digital.