Caldas da Felgueira recebe evento “Águas de Junho”
Publicidade

A Aldeia de Portugal, Caldas da Felgueira, recebe este sábado, 8 de junho, o evento “Águas de Junho”, uma iniciativa do Município de Nelas.

A aldeia pitoresca será a anfitriã deste evento singular que reunirá as Aldeias de Portugal do território de intervenção da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), nomeadamente Barranha (Aguiar da Beira), Castelo (Sátão), Esmolfe (Penalva do Castelo) e Quintela de Azurara (Mangualde).

“Esta união de esforços tem como objetivo não só promover as riquezas culturais e identitárias destas localidades, mas também fomentar o desenvolvimento económico local e combater a desertificação humana”, refere a organização.

O dia será repleto de atividades, promovendo a cultura, o desporto, o artesanato, os produtos endógenos, as memórias e tradições locais características desta localidade do concelho de Nelas.

O programa começa às 09:00h com a caminhada “Pelos Caminhos de uma Aldeia de Portugal”, com ponto de encontro na Capela da Senhora do Bom Sucesso.

Segue-se um almoço beirão às 12:30h em restaurantes locais, uma arruada pelo Grupo de Bombos do Paço e Chocalhada de Esmolfe (14:00h), a atuação do Rancho Folclórico “Rosas do Mondego” (14:30h) e do Coro Infantojuvenil do Bairro da Igreja (15:30h).

A partir das 16:00h tem início a Oficina de artesanato “As Barcas Serranas”, pela artesã Lia Alvadia, jogos tradicionais e a inauguração da Exposição Artística “O Olhar das Crianças sobre a Felgueira” dos alunos do 1° CEB dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e de Nelas, no Parque Infantil das Caldas da Felgueira.

A Hora das Aldeias de Portugal, com o momento de apresentação e divulgação das cinco aldeias decorre às 17:00h, seguindo-se o espetáculo “Memórias Líquidas”, sobre a história oral e documental das Caldas da Felgueira, uma criação da “Binaural Nodar”.

O Município de Nelas, em colaboração com diversas entidades da área de intervenção da ADD, “procura desenvolver a economia local, valorizar as aldeias e promover os recursos endógenos, combatendo assim a desertificação humana”. A iniciativa pretende também contribuir para a preservação do património natural, cultural e identitário destas Aldeias de Portugal.

📸 Município de Nelas

Partilhe este artigo...