Beiras e Serra da Estrela com quatro helicópteros no período mais crítico dos incêndios

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vai apresentar esta sexta-feira, dia 17 de maio, em Gouveia, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para o território das Beiras e Serra da Estrela.
A sessão, que vai decorrer na Incubadora de Empresas “The Rock”, pelas 11:00h, vai contar com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro.
Após a abertura do evento pelo presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu, seguem-se as intervenções de Fátima Reis, diretora regional do ICNF, sobre ‘Prevenção na região das Beiras e Serra da Estrela’; e do comandante distrital da GNR (Guarda e Castelo Branco), que abordará a temática da ‘Fiscalização e vigilância’.
Rui Xavier, coordenador regional da AGIF, fará a apresentação da nova campanha “Portugal Chama”, cabendo a António Fonseca, comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, fazer a apresentação do DECIR.
A sessão de encerramento vai ser conduzida pela presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, e pelo secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, à qual se segue uma visita à exposição estática com os meios à disposição de várias entidades envolvidas na região.
De acordo com a Diretiva Operacional Nacional n º 2 – DECIR, as Beiras e Serra da Estrela vão contar durante o ‘nível Bravo’ (31 de maio) com um helicóptero bombardeiro ligeiro na pista do Aeródromo de Seia, a que se juntarão mais três na fase mais crítica dos incêndios, entre junho e setembro, nos heliportos da Guarda, Meda e Covilhã.
Nos 15 concelhos das Beiras e Serra da Estrela estarão disponíveis no período mais crítico dos incêndios florestais 847 operacionais e 250 veículos.