Autarca de Seia acusa Infraestruturas de Portugal de “não dar a devida atenção” à EN231
Publicidade

A Estrada Nacional 231, no concelho de Seia, continua cortada ao trânsito entre as localidades de São Romão e Lapa dos Dinheiros, devido a uma derrocada.

A circulação está interdita enquanto decorrem os trabalhos de remoção e a Infraestruturas de Portugal (IP) não adianta quando a circulação será restabelecida.

Foi necessário recorrer a maquinaria pesada para remover as pedras

O alerta para a derrocada foi dado pelas 23:30h de domingo mas os meios para desobstruir a via “só chegaram ao local mais de 12 horas depois”, lamenta o autarca de Seia.

Face ao grande movimento de massas e de pedras de grandes dimensões, a IP deslocou para o local uma máquina para partir as pedras e outra máquina para afastar o entulho e permitir o retomar da circulação rodoviária. Só depois de garantida as condições de segurança da via é que será reaberta ao trânsito.

No local foi possível apurar que os trabalhos decorrem com normalidade e que a circulação poderá acontecer amanhã, terça-feira, ao final do dia

Até lá, os habitantes das localidades servidas por aquela estrada nacional, e que queiram ir para a sede do concelho, terão que percorrer um longo trajeto por Sazes da Beira, Corgas e Sandomil, seguindo depois até à EN 17 em Torroselo para conseguirem chegar a Seia.

O presidente da Câmara de Seia adiantou ao “Seia Digital” não ter previsão para a reabertura da estrada e acusou a IP de “não dar a devida atenção” àquela via.

Luciano Ribeiro refere que “os alertas são constantes” e recorda que há dois anos já tinha havido uma derrocada no local e, desde então, “nada foi feito” para garantir a segurança daquele talude.

O autarca diz ainda que o Município tem ajudado na resolução deste tipo de problemas, mas “não se pode substituir aos responsáveis da via”.

De referir ainda que a EN231, devido ao corte de trânsito no maciço central da Serra da Estrela por causa da neve, é a estrada alternativa de ligação à Covilhã.

Partilhe este artigo...