Portugal Inteiro – Mais Ação para as Beiras

O lema primeiro da nossa campanha é “Portugal Inteiro”, e tal não foi escolhido por acaso. Representa a nossa visão do país e da comunidade a que chamamos Portugal. Um país e uma comunidade feita de laços históricos, simbólicos e físicos, gravados na memória e no território, que nos recordam das interdependências que nos fazem cidadãos de um mesmo todo, com os mesmo direitos e deveres perante os outros.
“Portugal Inteiro” tem uma mensagem importante sobre o nosso território e sobre as pessoas que vivem espalhadas pelas diferentes zonas do país. Sabemos que pelo território se cruzam diferentes assimetrias: assimetrias socioeconómicas; assimetrias regionais; assimetrias geracionais. Muitos territórios, conhecidos por serem de “baixa densidade”, concentram dificuldades múltiplas: populações envelhecidas, com baixos rendimentos, que vivem em zonas onde a distância face aos centros mais dinâmicos traz dificuldades à atividade económica.
Para estes territórios, o papel do Estado e do investimento público, seja em infraestruturas, seja em serviços, é absolutamente fundamental. Para os habitantes desta região em particular, sabemos quão importantes são as ligações ferroviárias e rodoviárias. Foi por isso tomámos, nos últimos anos, a decisão de reabrir a Linha da Beira Baixa e modernizar profundamente a Linha da Beira Alta. E é por isso que na próxima legislatura vamos pôr fim às portagens na A25, porque sabemos bem da importância crítica desta via para a mobilidade regional.
Nos serviços públicos, vamos continuar a investir no nosso SNS, e em particular nos cuidados de saúde primários. Vamos continuar a investir também na rede de equipamentos sociais e nos cuidados continuados que tanto apoio dão aos nossos mais velhos. E vamos repensar o sistema de incentivos para os trabalhadores do Estado que fazem os serviços da administração pública funcionar, para que mais pessoas queiram vir para trabalhar em territórios de baixa densidade, servindo as suas populações com o respeito e a dignidade que nos merecem.
Um Portugal Inteiro é um Portugal mais igual, mais justo e mais próspero, onde somos capazes de cuidar de todos, onde quer que vivam e trabalhem.
Pedro Nuno Santos
Secretário-geral do PS e candidato a primeiro-ministro