Presidente da República elogia projeto Terras da Transumância
Publicidade

Centro de Portugal apresentou projetos turísticos estruturantes para a região na BTL.

O Turismo Centro de Portugal aproveitou o segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para a apresentação de projetos turísticos estruturantes para a região. Marcelo Rebelo de Sousa visitava o stand no momento da apresentação do projeto Terras da Transumância.

A manhã teve como protagonista a CIM Beiras e Serra da Estrela, com os municípios a apresentarem os seus principais produtos e ofertas de experiências turísticas. Os destaques foram para o projeto “Viaja Pela Tua Serra da Estrela”, a Trienal Internacional de Design da Covilhã, o filme “Figueira de Castelo Rodrigo, história, tradições, património e eventos”, a iniciativa “Fundão, Força da Natureza”, a programação anual de Gouveia, o Guarda Wine Fest, a Feira Medieval de Pinhel e o resumo dos eventos de Trancoso. Seguiu-se uma experiência gastronómica com produtos serranos.

A Região de Coimbra apresentou o projeto Itinerários Napoleónicos, uma das grandes apostas deste território. Os Itinerários Napoleónicos são uma fascinante rede de rotas históricas que nos transportam para o passado, relembrando as invasões francesas em Portugal. As rotas exploram locais estratégicos, fortificações e eventos relacionados com essas invasões.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve na apresentação do projeto Terras da Transumância

“Estamos juntos. Lá estarei em julho e/ou agosto”, prometeu Marcelo Rebelo de Sousa

Durante a tarde, destaque para a apresentação do projeto Terras da Transumância, que junta os municípios de Seia, Gouveia, Fundão e Castro Daire, para valorizar a tradição pastoril e o património nestes territórios. A apresentação contou com uma participação muito especial. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitava nessa altura o stand da Turismo do Centro, desta vez com menos aparato mediático e mais tempo para conhecer as ofertas da região, e subiu ao palco para elogiar o projeto e fazer uma confidência.

“Vou fazer tudo o que é necessário para, em julho e/ou agosto, estar convosco para poder acompanhar-vos nesta aventura, que está a ser um grande sucesso”, salientou.

O Presidente da República considera esta iniciativa “um projeto de futuro” e, por isso, enaltece “a determinação, a persistência e a riqueza da região Centro”, apesar dos “vários tempos difíceis” que viveu, sobretudos nos grandes incêndios de 2017 e 2022. Nesse sentido, o chefe de Estado não esquece que “a transumância não é passado, é futuro”, sublinhou.

“Estamos juntos. Lá estarei”, prometeu Marcelo Rebelo de Sousa.

A transumância é uma prática rural milenar que consiste na deslocação sazonal do gado em busca das melhores pastagens. Trata-se de um legado único e identitário, cuja prática em Seia se mantém ativa e que anualmente pode ser vivenciada na Festa da Transumância e dos Pastores.

A subida dos pastores e seus rebanhos à Serra da Estrela, que este ano decorre dia 6 de julho, pode ser acompanhada por turistas, visitantes e residentes numa viagem única entre Seia e o Sabugueiro.

A marca Terras da Transumância visa uma celebração cultural em torno desta tradição ancestral, afirmando estes territórios enquanto destinos turísticos culturais de excelência e que preservam a memória dos seus costumes.

Outro projeto de grande dimensão apresentado foi a Grande Rota GR22 ou Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, que convida a explorar o património das Aldeias Históricas, unindo Portugal. A rota, com quase 900 quilómetros, oferece uma experiência imersiva que combina atividades ao ar livre com a descoberta do património.

O dia terminou com a Região de Coimbra a apresentar a Marca Mondego Bussaco, que junta os concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova numa estratégia de promoção comum.

📸 Município de Seia

Partilhe este artigo...