Requalificação do Posto da GNR de Seia vai custar 2,5 milhões de euros

A Câmara Municipal de Seia vai ser responsável pela obra de reabilitação e ampliação do quartel da GNR da cidade.

A celebração do contrato de cooperação interadministrativo já foi aprovado pela autarquia e vai agora ser assinado por Luciano Ribeiro, presidente do Município de Seia, Marcelo Carvalho, secretário-geral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, e pelo tenente-general Rui Veloso, comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, proprietária do edifício.
O acordo tripartido prevê um financiamento governamental superior a 2,5 milhões de euros (com IVA incluído), sendo da responsabilidade da autarquia a “promoção do lançamento dos procedimentos de empreitada e respetiva execução”. O prazo para a realização da obra é de 24 meses.
Este contrato tem por base a cooperação institucional entre o Município de Seia e o Ministério da Administração Interna, de forma a assegurar as obras de reabilitação e ampliação das instalações do Posto Territorial de Seia, passando a Guarda Nacional Republicana a dispor “de um local ajustado à sua atividade, dotado de condições de funcionalidade e operacionalidade”.
O quartel da GNR, composto por dois edifícios de dois pisos, onde se incluem várias valências e um espaço exterior de parada/estacionamento, bem como duas moradias geminadas, designadas de casas de função, vai passar a dispor de um novo conceito de atendimento ao público, no apoio à vítima, com acesso a pessoas com mobilidade reduzida e a melhoria das condições materiais de detenção em estabelecimento policial.
As obras de reabilitação e ampliação dos vários edifícios do quartel da GNR divide-se em três zonas distintas: Posto, alojamento e moradias.
As novas instalações terão capacidade para um efetivo de 53 militares, integrando o subdestacamento Territorial de Seia, o Posto Territorial de Seia e alguns serviços do Destacamento Territorial.