Câmara de Seia aprova 300 mil euros de apoios a associações e freguesias
Publicidade

O executivo da Câmara Municipal de Seia aprovou, na sua reunião de 15 de fevereiro, várias propostas de apoios financeiros a associações e para obras nas freguesias, que perfazem um valor de aproximadamente 300 mil euros.

O maior apoio, de 50 mil euros, destina-se aos dez grupos que este ano vão participar nas Marchas Populares de São João. A noite mais popular do ano vai contar com a animação das marchas de Vila Verde, Loriga, Vodra, Vozes em Meia Ponta, São Romão, Travancinha, “Os Viriatos”, Centro Escolar de Seia, Santa Casa da Misericórdia de Seia e Agrupamento de Escolas de Seia. Para o desenvolvimento da atividade cada um dos grupos vai receber 5.000 euros.

O Município de Seia, em colaboração com as Bandas Filarmónicas do concelho, volta a realizar este ano o evento “Filarmonias”, que consiste na apresentação, na Casa Municipal da Cultura, de um concerto por cada uma das bandas. Para a organização da atividade cada filarmónica vai receber um apoio de 1500 euros. Participam no projeto a Sociedade Recreativa e Musical Loriguense (Loriga), a Banda Torroselense Estrela D’Alva (Torroselo), a Sociedade Musical Estrela da Beira (Santa Marinha), a Academia de Santa Cecília (São Romão) e a Banda Filarmónica 1º Janeiro (Carragozela).

Para aquisição de fardas, a Sociedade Musical Estrela da Beira vai ainda receber um apoio de 10 mil euros, correspondente a metade do custo de aquisição do novo fardamento.

O Centro Cultural e Recreativo “Os Viriatos”, na Arrifana, está a proceder à requalificação do seu edifício sede. Com vista à adaptação do edifício de medidas e equipamentos de segurança contra incêndios, foi aprovado um apoio de 8.200 euros.

Para o Clube de Pessoal do Município de Seia, que tem como finalidade a promoção social, cultural, recreativa e profissional dos seus associados (atualmente são 140) e por assegurar o bom funcionamento dos bares internos do Município, foi aprovada uma verba de 2.500 euros, para apoiar a atividade promovida pelo Clube no ano de 2023.

O Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Lajes vai receber um apoio de 1.500 euros, para a organização de uma prova de Trail.

Com vista a apoiar a atividade desenvolvida, a Liga Recreativa dos Amigos da Barriosa vai receber um apoio de 2.000 euros.

Para apoiar os Clubes de Caça e Pesca de Seia, Paranhos da Beira, Sameice e Vila Chã na concretização das suas atividades, nomeadamente a realização de um encontro cinegético, com vista a ajudar a restabelecer o equilíbrio entre agricultores, população e fauna do concelho, e ainda a montaria ao javali para combater o aumento de efetivos destes animais, foi aprovado um apoio de 500 euros para cada um dos clubes.

Apoio para obras nas Freguesias

Para a realização de obras de beneficiação na Rua do Hospital, em Paranhos a Beira, o executivo municipal aprovou um apoio de 12 mil euros.

Com vista à realização de obras de beneficiação na Rua das Fontaínhas, na Póvoa Nova, a União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho vai receber uma verba de 15.500 euros.

Para a realização de obras de beneficiação de diversos arruamentos na freguesia de Santa Comba, nomeadamente na Rua da Lameira, Rua do Valongo e Rua dos Tanques, foi aprovado um apoio de 15 mil euros.

A execução de obras de beneficiação na Rua do Salgueiro, na Teixeira, vai ser dotada com um apoio de 16 mil euros.

As obras de beneficiação na Rua António Patrocínio, em Sazes da Beira, vão receber um apoio de 4.500 euros.

Com vista à beneficiação e requalificação do Largo Dr. António Vieira, em Folhadosa, foi aprovado um apoio de 35 mil euros.

A realização de obras em arruamentos na União de Freguesias de Vide e Cabeça, designadamente em Vide, vai ser beneficiada com 11 mil euros.

Para as obras de beneficiação da Rua do Outeiro, em Santa Eulália, foi aprovado um apoio de 22.750 euros.

Para a criação de um parque infantil em Vila Verde, a União das Freguesias de Tourais e Lajes vai receber uma verba de 21 mil euros para aquisição dos equipamentos.

Na mesma reunião, a Câmara Municipal aprovou assumir a aquisição de seguros no Ramo Automóvel e Multirriscos Edifícios, destinado às Associações de Bombeiros do Concelho, que têm um encargo anual estimado em 60.405,80 euros.

Foi ainda aprovada a adesão do Município de Seia à Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), bem como o pagamento da quota anual, que para o ano de 2024 corresponde a 1.425 euros.

Partilhe este artigo...