Proteção Civil distribui sinalética para proteção das Aldeias
Publicidade

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) entregou esta segunda-feira, dia 29 de janeiro, à Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) os primeiros conjuntos da sinalética relativa às rotas de evacuação e locais de abrigo e refúgio em caso de incêndio rural.

Margarida Jerónimo, Serviço Municipal de Proteção Civil, recebeu sinalética do concelho de Seia

Esta sinalética, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e inserida no quadro dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, visa aumentar a resiliência das comunidades e a segurança de pessoas e bens, em particular nos Municípios afetados pelos grandes incêndios no Parque Natural da Serra da Estrela.

Os conjuntos de sinalética distribuídos são compostos por placas de local de refúgio e de local de abrigo, bem como por placas de direção, de modo a dotar os aglomerados de sinalética identificativa das rotas de evacuação e dos locais de abrigo e refúgio a utilizar em caso de incêndio rural.

A cerimónia, que decorreu na Guarda, contou com a participação do Presidente da ANEPC, Duarte Costa, o Diretor Nacional de Prevenção e Gestão de Riscos, Carlos Mendes, apresentou os Programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, e o Presidente da CIM das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu.

Sendo a Guarda o distrito com maior número de aderentes ao programa “Aldeia Segura”, o presidente da ANEPC sublinhou que uma comunidade informada “é um passo muito importante, mas é um entre muitos em que nós temos estado a trabalhar desde 2017”. O objetivo segundo Duarte Costa “é tornar o território mais resiliente, dar mais segurança às pessoas e dar mais segurança ao património que as pessoas têm no seu território”.

Para Luís Tadeu, a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela “demonstra estar a aplicar com assertividade o programa ‘Aldeia Segura, Pessoas Seguras’, beneficiando as populações com o aumento do sentimento de segurança e fortalecendo relações de confiança”.

📸 Município da Guarda

Partilhe este artigo...