Oliveira do Hospital já tem Centro de Recolha Animal
Publicidade

O Município de Oliveira do Hospital inaugurou ontem, dia 9 de janeiro, o novo Centro de Recolha Oficial Animal (CROA), equipamento para acolhimento, promoção do bem-estar e adoção animal e garante da segurança das populações.

Na cerimónia, que teve a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, destacou as instalações do novo CROA como sendo “dos mais modernos que existem na região”.

Este novo equipamento representa um investimento na ordem dos 140 mil euros, tendo sido financiado pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, num montante de aproximadamente 37 mil euros.

Conforme frisou José Francisco Rolo, o CROA “é uma peça que se encaixa num projeto maior de valorização e de ordenamento da Zona Industrial da cidade”, uma vez que está igualmente em curso a requalificação do espaço da zona envolvente aos Estaleiros Municipais, corporizado através da construção do futuro Centro Municipal de Proteção Civil, cuja obra, à beira da conclusão, representa um investimento superior a 900 mil euros.

O espaço do CROA de Oliveira do Hospital foi inaugurado já com a lotação esgotada. Realidade que para o presidente do Município de Oliveira do Hospital “é o resultado do trabalho permanente e valioso desenvolvido pelos seus profissionais” no acolhimento de animais retirados das ruas.

“Resulta da opção pelo controlo da população animal e também da opção pela defesa de uma política de bem-estar dos animais e de promoção da saúde pública e da diminuição de riscos e de promoção da segurança dos cidadãos”, sublinha José Francisco Rolo.

Certificado pelo ICNF desde o ano passado, por cumprir com os requisitos em termos de qualidade e de bem-estar animal, com a criação deste Centro de Recolha Oficial, acrescenta José Francisco Rolo, “estamos a cumprir com os nossos objetivos e com o nosso programa de executar obras e projetos que contribuem para a modernização e a valorização de Oliveira do Hospital”.

Neste regresso a Oliveira do Hospital, o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, disse entender a dificuldade de executar projetos em territórios de baixa densidade.

“Inaugurar espaços como este é estar a resolver problemas. Problemas em concreto dos animais de companhia, cuja realidade sofreu um grande impulso quando passou para a tutela do ICNF e, desde então, tem sido possível a criação e a modernização destes espaços municipais”, referiu João Paulo Catarino.

O CROA tem as instalações sediadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, junto dos Serviços Municipais. Em 2023, acolheu 213 animais, canídeos e felinos, dos quais 126 foram adotados. Foram ainda realizadas pelos serviços 186 esterilizações de animais.

Com o Município e as escolas têm sido desenvolvido campanhas de promoção de voluntariado e de adoção responsável de animais de companhia, através da dinamização de “Cãominhadas”, “Open Day’s” e a participação em diversas atividades de promoção da adoção responsável em certames no concelho.

Partilhe este artigo...