Mário Patrão compete no Dakar 2024 por um mundo mais verde
Publicidade

Piloto junta-se a ação de plantação de várias centenas de árvores que vai decorrer a 23 de dezembro na Cabeça da Velha, no concelho de Seia.

Vencedor da classificação destinada aos pilotos +45 no Dakar 2023, Mário Patrão regressa dentro de dias à mais emblemática das competições mundiais de desporto motorizado, que pelo quinto ano consecutivo se disputa na Arábia Saudita.

Será a décima primeira participação do piloto de Paranhos da Beira que regista um palmarés notável tanto em Portugal como no estrangeiro e que aposta em competir por um mundo mais verde.

As emissões diretas de CO2 que advém da sua participação na mítica competição de todo-o-terreno “serão neutralizadas e compensadas por via da reflorestação”, adianta.

Desde 2022 que Mário Patrão se tem destacado pela forte e particular aposta num projeto de sustentabilidade ambiental, demonstrando a viabilidade de competir de uma forma ambientalmente positiva.

Dando seguimento a este projeto e ainda antes de embarcar para a Arábia Saudita, o piloto vai associar-se a diversas entidades, patrocinadores e amigos numa ação de plantação de várias centenas de árvores, iniciativa que vai decorrer no dia 23 de dezembro, pelas 09:00h, junto à Cabeça da Velha, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, no concelho de Seia.

“Quem quiser juntar-se a nós será muito bem-vindo”, apela o piloto, que agradece desde já “a todos que fazem parte deste projeto”.

A aposta num mundo mais verde tem levado Mário Patrão a competir numa moto 100% elétrica nas mais variadas provas nacionais de Todo-o-terreno, Motocross e Enduro, com bastante sucesso.

No plano internacional, o Campeão do Mundo Cross Country Rallies entre os pilotos +45 em 2022 e 2023 obteve no último Dakar um fantástico lugar no pódio da Classe extremamente exigente dos pilotos que competem sem qualquer tipo de assistência, ou seja, são cem por cento autónomos. Nesta mesma categoria venceu o Morocco Desert Challenge no qual alcançou também um fantástico quinto lugar da classificação geral. No Addax Rally, disputado em novembro, Mário Patrão conquistou a terceira posição absoluta.

Para Mário Patrão, este “foi um ano com uma agenda desportiva muito preenchida. Tem sido um prazer enorme poder fazer parte deste projeto que aposta na sustentabilidade ambiental, que tem permitido talhar caminho para que seja possível a seu tempo criar campeonatos e troféus para motos sem combustão. A experiência tem demonstrado que o percurso tem valido a pena. É possível aliar diversão e competição à responsabilidade de contribuir para um mundo mais verde, mais sustentável”, refere.

Partilhe este artigo...