Festival DME está de volta a Seia

O Festival DME – Dias de Música Electroacústica regressa a Seia de 18 a 21 de dezembro.
Este ano, destaca-se a comemoração do décimo aniversário do Ensemble DME, que abre o festival no dia 18 na Casa Municipal da Cultura de Seia, pelas 19:30h, com um concerto especial de lançamento da nova edição fonográfica Raíz do Som II, com obras dos compositores Dimitris Andrikopoulos, Cândido Lima, Amílcar Vasques-Dias, Carlos Marecos e Mariana Vieira.
A programação conta, também, com o último concerto do “O Canto das Sementes”, no dia 19, às 21:00h, reunindo num só concerto música de quatro jovens estudantes de composição e do compositor Dimitris Andrikopoulos, encomendas do Projeto DME e que serão interpretadas pela violoncelista austríaca Katharina Gross e a clarinetista holandesa Fie Schouten. No âmbito deste projeto, insere-se ainda uma sessão pedagógica para os jovens alunos do Conservatório de Música de Seia e Escola Profissional da Serra da Estrela.
O Festival de Seia é novamente o palco da final da 12 edição do Concurso Nano Músicos Electroacústicos, desta vez não só na categoria do Ensino Artístico Especializado, mas também no Ensino Superior. A apresentação decorre dia 19 no Conservatório de Música, pelas 16:00h.
O ensemble Electroville Jukebox, dedicado à música contemporânea, experimental e improvisada, apresenta-se também na Casa Municipal da Cultura, no dia 20 de Dezembro, estreando peças de Ângela da Ponte, Ricardo Ribeiro e Carlos Guedes, numa formação que tem como base a combinação de instrumentos acústicos (Rodrigo Lima no saxofone e João Dias na percussão), eléctricos (José Grossinho na guitarra eléctrica) e digitais (sintetizadores & max).
Por fim, no último dia, realiza-se na Casa Municipal da Cultura, pelas 18:00h, o concerto final do Estágio de Aperfeiçoamento Interpretativo, que decorre ao longo do festival, orientado para ensino superior de música e profissional. Este estágio foca-se em práticas associadas à música erudita contemporânea, e propõe quatro dias intensivos de trabalho com o Duo Gross&Schouten, a maestrina Rita Castro Blanco e Ensemble DME (Beatriz Costa, violino; Jaime Reis e Mariana Vieira, compositores).
O Festival DME Seia tem entrada livre e conta com o apoio da Câmara Municipal de Seia, o Collegium Musicum – Conservatório de Música de Seia e a Casa Municipal da Cultura de Seia.
Mais informações e programa detalhado em Festival DME em Seia Dez 2023 (projecto-dme.org)