Seia, a terra do Pai Natal


Senense Franco-Lusa apaixonada por Seia. Jurista. Mãe de 3 filhos. Candidata do Movimento JPNT
Por todo o país, nascem como cogumelos, as cidades e aldeias Natal. No nosso distrito, a Guarda é cidade natal, e a Cabeça por cá é a mais genuína e sustentável aldeia natal de Portugal.
Mas na cidade de Seia fomos mais longe!
Todos sabem que a terra natal do Pai Natal é a Lapónia, na Finlândia. Mas ao abrigo do estatuto do residente não habitual, ele actualmente vive em Portugal! Sim, em Seia!!!
Já tem casa junto ao mercado, que se encontra em via de licenciamento no departamento das Obras Particulares. Ainda não se lhe viram as renas, dizem que estão retidas de quarentena no aeroporto de Lisboa! Mas trouxe duendes que iniciaram a sua legalização junto da Nova Agência das Migrações, antigo SEF e ainda uns soldados tipo “guarda suíça” com um uniforme vermelho, guarda esta que já ocupou a Câmara Municipal!
Questionado sobre esta invasão, o José Mil Ases de Pique respondeu que esta ocupação mesmo que aparentemente pacífica indica seguramente que o Pai Natal veio para ficar. O Nuno Rouge Eira de Centeio concluiu, com base em contactos junto da Embaixada da Finlândia que… ele ia mandar nisto tudo!
A notícia da sua chegada já vai longe, há dias uns colegas motards vieram-no visitar e passaram pela avenida 1º de maio já renovada.
Em breve poderão vir os atletas da volta à Portugal pela ciclovia dessa artéria pedir-lhe um triunfo na próxima edição da prova de ciclismo.
Junto à sua casa está lá um marco do correio para que os meninos e os graúdos façam os seus pedidos para este Natal. Não há cunha como a do Pai Natal!
Ora vejam:
Da Lapónia ele mandou vir uma pista de gelo para animar a cidade e pôr a malta a patinar!
A estátua do bombeiro está numa formação de reconversão para o posto de operador de limpa-neves na Serra, para ocupação da época de inverno!
Sabemos de fonte segura que mandou o nosso Afonso Costa para Lisboa pôr cobro aos desmandos que por lá se cometem, enquanto as autoridades locais acabam a sua nova casa!
Com o Pai Natal está tudo sob controlo! o Menino Jesus pode dormir tranquilo nas palhinhas deitado, no aconchego da maioria dos lares senenses e nas Igrejas da cidade, escusando-se de apanhar um resfriado vindo à rua nestes dias invernais.
Nesta época natalícia, espero que o Pai Natal, na qualidade de serviço de envio Express, vos coloque no sapatinho os melhores presentes do Menino Jesus, Paz e Amor!