Faleceu Álvaro Pires, dirigente histórico do CDS em Seia

Faleceu, esta quinta-feira, Álvaro Martins Rebelo Pires, antigo deputado da Assembleia Municipal de Seia e dirigente histórico do CDS.
Licenciado em Ciências Políticas, e visando a carreira diplomática, Álvaro Pires acabou por ter que assumir, pelo falecimento prematuro do seu pai, os negócios da família.
Professor do ensino secundário em Gouveia, Aguiar da Beira, Mangualde, terminando a carreira docente na Escola Secundária de Seia, onde exerceu vários cargos de direção, Álvaro Pires nunca deixou de se interessar pela política, tendo sido eleito vereador à Câmara Municipal, lugar que abdicou, e deputado à Assembleia Municipal de Seia.
Álvaro Pires foi candidato à Câmara de Seia pelo CDS nas eleições autárquicas de 1989 – tendo sido eleito vereador, cargo que rejeitaria para assumir o lugar de membro na Assembleia Municipal – e às eleições legislativas de 1991 pelo círculo eleitoral da Guarda.
O dirigente histórico do CDS em Seia abandonou em 1992 todos os cargos políticos que exercia, quer a nível concelhio quer a nível distrital, remetendo-se ao seu papel de militante. Ainda foi desafiado, no ano seguinte, por Manuel Monteiro para ser novamente candidato à Câmara de Seia, que não aceitou por não estarem reunidas as condições.
Além da docência e da ação política, foi repartindo o seu tempo livre pela vida agrícola e empresarial.
Álvaro Pires por todo o lado era reconhecido como extremamente aberto e dialogante, fazendo as suas intervenções com elegância no trato e com a simpatia natural que lhe era característica.
O corpo deste ilustre senense, que parte aos 72 anos, vai estar em câmara ardente no cemitério de Pinhanços, na próxima sexta-feira, estando marcado para as 11:00h o funeral.