Feira do Porco e do Enchido em Meruge

A aldeia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, vai voltar a encher-se de gente durante a 20ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge, sendo esperados mais de 10 mil visitantes, segundo a organização.
Este “evento diferenciador, genuíno e único, que pretende homenagear os nossos ‘porqueiros’ e iguarias” irá decorrer no próximo sábado e domingo na Lage Grande e no Terreiro do Santo.
Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, o presidente da Junta de Freguesia de Meruge, João Abreu, referiu que vão ser mais de 100 os expositores presentes, onde será possível encontrar “os sabores únicos da gastronomia local” e “muito artesanato.
João Abreu recordou que o certame nasceu há duas décadas para evidenciar o papel dos ‘porqueiros’ (negociantes de porcos e vendedores de carne de porco nas feiras de levante da região). “Foi ainda pensada [a feira] para enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres”, acrescentou.
No campo gastronómico, são muitos os sabores por onde escolher. Chouriças de carne e de bofes, morcelas e farinheiras, paios e presuntos curados estarão em destaque, para além do arroz de suã, o porco no espeto com arroz de feijão ou os torresmos na caçoila, que poderão ser encontrados em três tasquinhas. Junta-se ainda à lista as bolas de carne, bacalhau ou de chouriça a saírem quentinhas do Forno Comunitário.
O certame contará ainda com uma Mostra do Porco Bísaro e vários jogos tradicionais, onde figuram o pião, arco, fito, andas, sapo, cheta e panelinha. E ainda uma Feira do Artesanato e da Agricultura Familiar.
A animação e a música também marcarão presença, com espetáculos do Grupo de Teatro e Animação de Rua Vivarte/Almanach, figurando ainda um espaço dedicado aos mais novos.