Bombeiros Voluntários recolhem equipamentos elétricos para ganhar viatura
Publicidade

Trinta as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da região aderiram à campanha “Quartel Electrão”. Em 2023, pode ajudar os Bombeiros Voluntários a receberem um veículo ligeiro de combate a incêndios, entregando aos seus equipamentos elétricos usados no quartel mais próximo. São também aceites lâmpadas e pilhas.

O “Quartel Electrão” é um projeto do Electrão que tem como objetivo envolver as Associações Humanitárias na sensibilização da população para a reciclagem. Além de contribuírem para a proteção do ambiente, as Associações que mais recolherem podem receber prémios.

O primeiro prémio do “Quartel Electrão”, que será atribuído à Associação que mais equipamentos usados recolher a nível nacional, é um veículo ligeiro de combate a incêndios. O segundo prémio corresponde a 5.000 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. As Associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.

A campanha distribui ainda prémios por regiões – Norte, Centro, Interior, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Ilhas – que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos. Há ainda um Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas Associações. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

A Associação que mais se destacar na recolha de pilhas será recompensada com um prémio de 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. Um prémio do mesmo valor será também atribuído à Associação que reunir mais lâmpadas.

Nesta oitava edição do “Quartel Electrão”, que termina a 30 de novembro, participam na região cerca de 30 Associações Humanitárias, distribuídas pelos distritos de Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

No site Quartel Electrão (ondereciclar.pt) é possível saber qual é o quartel aderente mais próximo onde depositar pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos, e ao fazê-lo a população mostra o seu apoio aos bombeiros, contribuindo ao mesmo tempo para o desígnio nacional da reciclagem.

#quartelelectrão

Partilhe este artigo...