Bairro Feliz apoia causas de Seia, Oliveira do Hospital, Nelas e Mangualde
Arrancou esta semana a fase de votação do Bairro Feliz do Pingo Doce nas lojas de Seia, Oliveira do Hospital, Nelas e Mangualde.
Até 25 de novembro, cada loja terá duas causas a votação, sendo que a mais votada pela vizinhança irá receber um donativo de até 1.000 euros para ser concretizada.
Sempre que fizer compras de valor igual ou superior a 10 euros recebe uma moeda Bairro Feliz, até um máximo de três moedas por talão, que deverão colocar no mealheiro correspondente à causa que acreditam que terá um maior impacto no Bairro.
SEIA
“Na Água está-se Bem” e “Pequenos Socorristas” são os nomes das duas causas que estão a concurso em Seia.
A primeira é proposta pela Associação de Promoção Social dos Habitantes da Freguesia de Vide, D. Guiomar Almeida Santos e tem como objetivo proporcionar momentos de lazer na piscina aos idosos do lar, desfrutando dos raios de sol, sem prejudicar a sua saúde. Para tal, pretendem adquirir uma piscina, chapéu de sol e um armário para os processos dos utentes.
“Pequenos Socorristas” é a causa da delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa e pretende adquirir um desfibrilador automático externo de treino e respetivo manequim de treino para ações de formação com o objetivo de ensinar medidas preventivas e fazer com que as crianças e jovens atuem em relação a possíveis perigos do dia-a-dia.
OLIVEIRA DO HOSPITAL
“Parque Pingo Doce Encantado” e “Equipar para Ganhar” são as causas a concurso em Oliveira do Hospital.
A iniciativa “Parque Pingo Doce Encantado”, da Creche S. João de Deus, Santa Casa da Misericórdia de Galizes, visa adquirir mesas de piquenique e uma casa multiatividades, entre outros, para contribuir para a promoção do desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, que num parque infantil exterior possam usufruir do ambiente natural com materiais adequados e em segurança.
A segunda causa, “Equipar para Ganhar”, da ARCIAL – Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital, pretende adquirir chuteiras para a equipa de Futsal e para Parahóquei, uma máscara de proteção para o guarda-redes do Parahóquei e cinco novos sticks (modalidade em que a ARCIAL tem representação na Seleção Nacional).
NELAS
“Com Sinais Vitais não desistimos da Vida” é a proposta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas, que pretendem equipar uma das ambulâncias com um monitor de sinais vitais, um equipamento que permite a medição, exibição e registo da pressão arterial de forma não invasiva, bem como saturação de oxigênio e batimentos cardíacos.
“Dar Cor à Brincadeira” é a segunda causa de Nelas, proposta pelo Centro Paroquial, e tem como objetivo melhorar e remodelar o espaço exterior do Jardim de Infância, adquirindo uma casinha infantil, para dar mais vida às brincadeiras, e dois bancos corridos de dois metros, para proporcionar mais conforto nos momentos de descanso.
MANGUALDE
A delegação de Mangualde da Cruz Vermelha Portuguesa apresenta “FelizMente”, um projeto social que tem como objetivo promover consultas de saúde mental às famílias mais carenciadas do território, dando resposta a este fenómeno global que é a Saúde Mental. Pretendem criar um Espaço de Acolhimento e Intervenção Profissional, dotado de equipamentos informáticos, que terá impacto na vida e no bem-estar das famílias mais carenciadas.
A causa “Criança Feliz numa intervenção precoce”, do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde, que intervém junto de crianças com risco de atraso no seu desenvolvimento, pretende adquirir material didático, educativo e inclusivo (compra de tablets e jogos educativos) para capacitar os Técnicos da Equipa (psicóloga, fisioterapeuta e assistente social) e melhorar o apoio às crianças e famílias ao nível da intervenção precoce na infância.
Os projetos mais votados pela comunidade de cada Bairro serão anunciados no último dia da votação, depois da pesagem dos mealheiros em loja. Os vencedores receberão então um cheque de até 1.000 euros para concretizarem, com o apoio do Pingo Doce, a sua causa.
