Projeto Condomínios de Aldeia avança em Corgas

A Câmara Municipal de Seia vai dar início ao projeto Condomínios de Aldeia, que incide nas aldeias de Corgas (freguesia de Sandomil), Outeiro da Vinha e Vasco Esteves de Baixo (freguesia de Alvoco da Serra), de acordo com o aviso de “Transformação da Paisagem dos Territórios de Floresta Vulneráveis”.
O projeto, financiado pelo Fundo Ambiental através do Plano de Recuperação e Resiliência, tem como objetivo a melhoria de gestão e ordenamento de território e a conservação da natureza.
A autarquia salienta que “a reconversão das áreas ocupadas por floresta (pinheiro bravo, eucaliptos e mimosa) e matos, para outros usos, geridos estrategicamente, contribui para a resiliência, sustentabilidade e valorização do território, na área envolvente às áreas edificadas, na faixa de gestão de combustível dos 100 metros”.
Os Condomínios de Aldeia incentivam os proprietários a assumir a manutenção dos terrenos garantindo a sua limpeza e promovendo uma ocupação do solo geradora de rendimentos. Têm uma forte componente participativa e de envolvimento da comunidade local, em prol do desenvolvimento económico sustentável destes aglomerados populacionais.