Programa Promove 2023 apoia 33 projetos e ideias com 4,2 milhões de euros para valorizar o interior do país

A edição de 2023 do Programa Promove – O Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), concedeu apoios a fundo perdido de mais de 4,2 milhões de euros a um total de 24 projetos e 9 ideias destinados a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.
Da lista dos vencedores fazem parte 9 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores, 15 projetos-piloto e 9 ideias inovadoras. Os projetos apoiados repartem-se entre as regiões do interior norte (12), centro (6), Alentejo (5), e sul (1) do país. Na vertente de ideias, dirigida a estudantes do ensino superior, as regiões norte e centro registam, cada uma, quatro das equipas selecionadas, e o Alentejo uma equipa.
A dinamização destas regiões é uma prioridade para a Fundação “la Caixa” e para o BPI que, através deste programa, procura “apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento do interior, idealmente replicáveis para outras regiões com características semelhantes”, revela em comunicado.
Os projetos piloto e as ideias centram-se nas áreas da gestão de recursos naturais, a criação de novos polos de desenvolvimento e inovação e a atração de turistas e novos residentes. Os projetos I&D mobilizadores “estão enquadrados nos domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior, nomeadamente: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais”, salienta.
Em cinco edições, o Programa Promove já apoiou 70 projetos e 31 ideias inovadoras, num valor total de perto de 11,8 milhões de euros. Deste montante, 3,7 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto (“matching funds”), através do qual, desde 2021, a FCT iguala a contribuição da Fundação “la Caixa”.
A Fundação “la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.
Conheça os projetos I&D Mobilizadores, projetos-piloto e ideias inovadoras que na Região se destacaram na quinta edição do PROMOVE:
PROJETOS I&D MOBILIZADORES
ReMonStar – Rede de monitorização climática e biológica no Parque Natural da Serra da Estrela
Promotor: Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet – Universidade de Coimbra
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Centro – Manteigas, Covilhã, Seia
O projeto visa a implementação da primeira rede de monitorização climática e biológica no Parque Nacional da Serra da Estrela.
RuralTHINGS – Inteligência na Monitorização da Saúde e Bem Estar em Áreas Remotas com IoT
Promotor: IT BRANCH – Covilhã – Instituto de Telecomunicações – Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Centro – Castelo Branco, Guarda
O objetivo do projeto é criar um sistema tecnológico integrado, baseado numa rede de sensores IoT (Internet of Things) interoperáveis que permita a monitorização em tempo real das condições de vida e saúde dos moradores de áreas remotas.
Soil@INT– Solos do interior: monitorizar para mitigar os efeitos das alterações climáticas
Promotor: Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – Universidade de Aveiro
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Centro – Figueira de Castelo Rodrigo
O projeto visa desenvolver uma rede de monitorização da saúde do solo, assente na integração de dados de deteção remota e indicadores ecológicos in situ, de forma a possibilitar a produção de modelos que facilitem a criação de rotinas de monitorização do solo.
PROJETOS PILOTO INOVADORES
REPAIR – Reparar e Recuperar no AVC isquémico: novas estratégias de terapia celular
Promotor: Universidade de Coimbra – Reitoria
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região e município: Centro – Covilhã
Este projeto pretende conjugar esforços da Academia e Indústria para desenvolver uma estratégia terapêutica para tratamento de AVC isquémico na fase pós-aguda baseada na administração de células estaminais mesenquimais (MSC) ou substâncias ou produtos derivados.
ProCardo – Cardosinas e o queijo da Serra da Estrela
Promotor: Universidade do Porto
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Centro – Gouveia
O projeto visa perceber de que forma as alterações climáticas podem alterar a expressão e atividade das enzimas derivadas das plantas de cardo utilizadas na produção do queijo da Serra da Estrela.
iDanha – Novos links, novas leituras históricas criativas
Promotor: Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra
Domínio temático: Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional
Região e município: Centro – Idanha-a-Nova
O projeto tem por objetivo a valorização patrimonial da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha através do desenvolvimento de recursos digitais, da organização de eventos que envolvam a comunidade e da preparação e difusão de materiais promocionais sobre a história de Idanha e do seu território na Antiguidade.
IDEIAS INOVADORAS
SECRET – Secretoma de células estaminais como estratégia terapêutica para a asfixia perinatal
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Centro
Desenvolvimento de um produto de terapia celular baseado no encapsulamento de secretoma de células estaminais mesenquimais (MSC) em hidrogéis.
VITAE – Valorização dos resíduos VÍTícolas através da obtenção de moléculas Anticancerígenas
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Centro
Valorização de resíduos vitivinícolas da região da Cova da Beira através da extração de moléculas bioativas com potencial anti cancro.
ONCOSENSING
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Centro
Criação de método de rastreio para detetar a proteína E7 do vírus do papiloma humano (HPV) como forma de identificar precocemente mulheres com risco de cancro no colo do útero.
Zimbro4Skin – Aplicação de zimbro e subprodutos no tratamento do acne
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Centro
Utilização do óleo essencial de zimbro como forma alternativa para combater o acne vulgaris.