Violência doméstica em debate em Seia

A estrutura das Mulheres Socialistas (MS) da Concelhia de Seia vão debater o tema da violência doméstica. O encontro está agendado para este sábado, dia 23 de setembro, pelas 14:00h, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).
“Como sabemos, a violência doméstica afeta maioritariamente mulheres, não apenas física como psicologicamente, sendo por isso considerada uma violência de género. No ano de 2022 morreram 28 mulheres, vítimas de violência doméstica em Portugal, e as denúncias ultrapassaram as 30 mil. Mas, temos que ter em conta que esta violência acontece todos os dias nos lares das famílias e muitas de uma forma velada e oculta, o que dificulta uma perceção realista dos números de vítimas”, refere a organização em comunicado.
Na expetativa de compreender e combater melhor este fenómeno em termos regionais e locais, a estrutura das MS de Seia juntará académicos, dirigentes políticos, responsáveis locais, equipas de combate e prevenção e a comunidade. Dentre os convidados estarão Manuel Lisboa (Observatório da Violência de Género da Universidade Nova de Lisboa), Amélia Augusto (Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior), Sandra Ribeiro (Presidente da Comissão de Igualdade de Género), Célia Barbosa (Vice-presidente do Município de Seia), o Major Marco Pina (Núcleo de Investigação da GNR da Guarda), Paula Aires (Presidente da CPCJ de Seia) e Sérgio Viana (ULS Guarda e vogal da Ordem dos Psicólogos), que abordarão as “Estudos e políticas públicas” e “Políticas públicas e prevenções locais”.
O encontro, que tem entrada livre e é aberto “a todos os que queiram juntar-se a esta causa e combater este problema global”, vai contar ainda com as intervenções de Ana Margarida Cardoso (coordenadora concelhia das Mulheres Socialistas de Seia), Luciano Ribeiro (presidente da concelhia de Seia do PS) e Elza Pais (presidente da Estrutura Nacional das MS-ID) na sessão de abertura, e de Ana Oliveira (presidente da Estrutura Federativa das MS-ID da Guarda), Alexandre Lote (presidente da Federação do Partido Socialista da Guarda) e Cristina Sousa (deputada à Assembleia da República e Secretária Nacional das MS-ID) na sessão de encerramento.
#MSID #msidseia #ViolenciaDoméstica