Autarca de Oliveira do Hospital quer que ajudas do “Pedido Único” cheguem a mais agricultores
Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, acompanhou no sábado, dia 9 de setembro, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na visita ao Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela, organizado pela ANCOSE.

Na sua intervenção, o autarca sublinhou que o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a apoiar os produtores de ovinos Serra da Estrela nos momentos de maior dificuldade, conforme aconteceu recentemente em consequência da guerra na Ucrânia e da situação de seca severa ou extrema que o país atravessou no ano passado. José Francisco Rolo frisou ainda que “não basta termos a maior feira do queijo Serra da Estrela do país, pois é preciso termos medidas para apoiar quem está na base da produção do famoso queijo Serra da Estrela”.

Congratulando-se com o facto de o Ministério da Agricultura ter procedido recentemente ao reforço e alargamento dos apoios concedidos para aquisição de raças autóctones, como é o caso da Ovelha Bordaleira, José Francisco Rolo referiu também que o município a que preside está disponível para prestar o apoio necessário aos agricultores na apresentação de candidaturas ao “Pedido Único”, por forma a que ninguém fique para trás na atribuição de ajudas no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital deu ainda nota do apoio que brevemente vai também chegar aos 43 apicultores do concelho que se candidataram ao Programa Municipal de Apoio aos Apicultores, num investimento de 12 mil euros.

José Francisco Rolo, frisa que este apoio, pretende “ajudar a minimizar os impactos muito negativos que a seca tem gerado no setor da apicultura, assim como os efeitos altamente perniciosos provocados pelas vespas asiáticas”. Nesse sentido, além do alimento que abrange 2280 colmeias, serão também distribuídas armadilhas para captura daquela espécie invasora.

#oliveiradohospital #ancose #agriculturaemar

Partilhe este artigo...