Praias fluviais de Sandomil e Poço do Lagar classificadas como “más”
Publicidade

As praias fluviais de Sandomil e Poço do Lagar, no concelho de Seia, estão entre as zonas balneares da região que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) classificou como “má” na época balnear de 2025.

De acordo com a proposta da Lista de Águas Balneares a identificar em 2026, atualmente em consulta pública até 2 de fevereiro, estas duas zonas balneares surgem ao lado de Relva da Reboleira (Manteigas), Benfeita (Arganil) e Rapoula do Côa (Sabugal) entre as dez águas interiores do continente que receberam a classificação mais baixa no ano passado.

Segundo o documento disponibilizado na plataforma participa.pt, a eventual inclusão destas praias fluviais na lista de águas balneares de 2026 dependerá da definição de um programa de medidas por parte dos municípios, dirigido às causas da poluição, bem como do acompanhamento desse plano pela APA, além de parecer favorável da Autoridade Regional de Saúde.

Em declarações ao Seia Digital, o presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, garantiu que o município “vai reforçar”, durante a época balnear de 2026, “as amostragens periódicas para monitorizar os indicadores microbiológicos de contaminação” nas zonas balneares do concelho. O autarca sublinha que estas análises “complementam o programa de monitorização da APA e da Unidade de Saúde Pública, permitindo detetar rapidamente situações inesperadas, como episódios de poluição de curta duração, que possam comprometer a qualidade da água ou a saúde dos banhistas”.

Proposta de águas balneares para 2026 na região

Na região da Serra da Estrela e Beiras, a proposta da APA para 2026 inclui praias fluviais em vários concelhos. Arganil surge com o maior número (11), seguindo-se Seia com sete zonas balneares (Dr. Pedro, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Poço do Lagar, Sabugueiro, Sandomil e Vila Cova à Coelheira). Consta ainda Oliveira do Hospital (quatro), Gouveia (Vale do Rossim), Manteigas (Relva da Reboleira) e Covilhã (Unhais da Serra).

A lista integra ainda zonas balneares dos concelhos do Sabugal, Guarda, Celorico da Beira e Fornos de Algodres.

No âmbito da consulta pública, a APA esclarece que todas as opiniões e sugestões relacionadas com a identificação das águas balneares serão analisadas, devendo os contributos ser enviados até 2 de fevereiro para os endereços eletrónicos geral@apambiente.pt ou snirh@apambiente.pt.

A legislação em vigor determina que as águas balneares sejam identificadas anualmente, promovendo também a participação pública nos processos de revisão e atualização das respetivas listas.

Partilhe este artigo...