CCDR Centro desafia estudantes do Ensino Superior a combater o idadismo com ideias inovadoras

Concurso Regional “Idadismo Zero” arranca esta terça-feira e pretende promover o respeito pelas pessoas mais velhas.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) lança esta terça-feira, 7 de outubro, o Concurso Regional “Idadismo Zero”, uma iniciativa que desafia os estudantes do ensino superior da região a apresentar projetos e ideias criativas para combater o idadismo — a discriminação com base na idade.
O concurso é lançado precisamente no Dia da Consciencialização do Idadismo, e tem como objetivo estimular a reflexão sobre o envelhecimento, promover o respeito pelas pessoas mais velhas e incentivar a solidariedade intergeracional.
“O idadismo surge quando a idade é motivo de divisão e discriminação, causando danos e injustiças. É um entrave à definição de políticas públicas justas e ao envelhecimento ativo e saudável”, refere a CCDR Centro em comunicado.
Os estudantes podem candidatar-se entre 7 de outubro e 15 de dezembro de 2025, individualmente ou em equipas até três elementos, devendo cada grupo contar com o acompanhamento de um professor responsável.
O prémio para a proposta vencedora será de 1.000 euros, repartidos entre os alunos (750 euros) e o docente responsável (250 euros). O projeto vencedor poderá vir a ser implementado pela CCDR Centro como boa prática regional, contribuindo assim para o combate efetivo ao idadismo em contexto real.
A iniciativa está aberta a qualquer área de formação e os projetos podem ser apresentados em qualquer suporte, desde propostas tecnológicas a ações de sensibilização, projetos artísticos, campanhas ou ações de formação.
Com este concurso, a CCDR Centro quer reconhecer e valorizar as ideias da nova geração na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitadora da diversidade etária. O objetivo final é garantir que todas as pessoas, independentemente da idade, possam viver uma vida plena, digna e significativa em todas as fases da vida.
Mais informações e regulamento do concurso podem ser consultados em: https://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/Idadismo.aspx