Projeto da Câmara de Fornos de Algodres promovido pela Sociedade Ponto Verde
Publicidade

“Juntos a Reciclar ++” apoia 39 projetos em todo o país, incluindo iniciativa local que reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres está entre as entidades apoiadas pela edição 2025 do programa “Juntos a Reciclar ++”, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV). O projeto local, intitulado “Aumento da Participação na Reciclagem de Embalagens de Vidro”, visa incentivar comportamentos mais sustentáveis junto da população, do setor HORECA e da comunidade escolar, com ações a decorrer especialmente nas freguesias de Muxagata e Fornos de Algodres.

A iniciativa integra ações de sensibilização ambiental, distribuição de ecobags e contentores de vidro, bem como atividades educativas e lúdicas dinamizadas pela mascote “O Mondeguinho”. Está ainda previsto um acompanhamento semanal das quantidades de vidro recolhido, numa lógica de monitorização contínua do impacto do projeto.

Esta ação surge na continuidade de um projeto-piloto iniciado em 2023, e pretende consolidar a adesão da população à economia circular, reforçando a importância da reciclagem como prática quotidiana.

Aposta nacional na reciclagem de vidro

O programa “Juntos a Reciclar ++” representa um dos maiores investimentos da SPV na área da comunicação e sensibilização ambiental. A edição deste ano contou com um investimento recorde de 707.470 euros, superando os 600 mil euros inicialmente anunciados e os 500 mil euros da edição de 2024.

No total, foram apoiadas 33 candidaturas correspondentes a 39 projetos de Câmaras Municipais, Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) e Empresas Municipais, oriundos de quase todos os distritos do país, incluindo Açores e Madeira. Entre os beneficiários, destacam-se 16 autarquias, 13 SGRU e quatro empresas municipais.

O programa tem como principal objetivo aumentar a reciclagem de embalagens de vidro, uma das frações que continua a apresentar maiores desafios ao cumprimento das metas nacionais. Até 2025, Portugal comprometeu-se a reciclar 70 por cento das embalagens de vidro colocadas no mercado, meta que sobe para 75 por cento até 2030.

A CEO da SPV, Ana Trigo Morais, sublinha que este investimento “reflete o nosso compromisso com a mobilização de todos os agentes envolvidos na reciclagem de embalagens”. Acrescenta que na Guarda, bem como noutras regiões do País, “percebemos que os desafios locais exigem respostas colaborativas, próximas e sustentadas. Por isso, acompanhamos de forma muito próxima os nossos parceiros, financiando os projetos que desenvolvem no terreno para, em conjunto, encontrarmos e potenciarmos soluções eficazes e adaptadas”.

A SPV acredita que só com o envolvimento das comunidades locais, dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos, dos municípios, das empresas e dos cidadãos será possível acelerar o ritmo e construir um sistema mais eficiente e circular”.

Partilhe este artigo...