Seia beneficia da nova rede de transportes de Viseu e Coimbra
Publicidade

A nova rede de transportes das Comunidades Intermunicipais (CIM) Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra já estão em funcionamento e trazem grandes novidades para a população do concelho de Seia, que faz parte da CIM Região Beiras e Serra da Estrela.

A Mobi Viseu Dão Lafões, que serve os 14 concelhos da Região, entrou em funcionamento em julho, permitindo, nos dias úteis, três ligações rodoviárias de Seia à estação da CP de Nelas. No local, é possível fazer o transbordo para quem pretende deslocar-se para Viseu.

O regresso a Seia também é possível em três horários diferentes: logo pela manhã, ao início da tarde e no final do dia.

“A mobilidade regional é um fator-chave para a coesão do território. Com o Mobi Viseu Dão Lafões, estamos a dar um passo muito importante nesse sentido e garantimos que quem vive, estuda ou trabalha em Viseu Dão Lafões tem acesso a transportes públicos mais acessíveis, mais simples e com maior cobertura territorial”, sublinha Nuno Martinho.

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões acrescenta: “queremos que seja cada vez mais fácil circular na região e que a mobilidade esteja ao alcance de todos”.

Por sua vez, o novo serviço de transporte público intermunicipal SIT Metropolitano, que passa a assegurar a mobilidade em 19 concelhos da Região de Coimbra, também vai beneficiar o concelho de Seia.

Nas linhas e horários correspondentes ao concelho vizinho de Oliveira do Hospital, estão integradas três linhas que servem o concelho de Seia, nomeadamente entre Coimbra e São Romão (via Senhor das Almas); Coimbra e Seia (via IP3); e de Oliveira do Hospital a Vide, e vice-versa.

O serviço é operado pela BusWay Coimbra e concessionado pela Região de Coimbra, no âmbito de um novo modelo de transporte público regional. Esta operação marca o início de uma nova fase na mobilidade da região, com um reforço significativo na cobertura, frequência e qualidade dos serviços prestados.

“A implementação do SIT Metropolitano pretende responder às necessidades de mobilidade da população da Região de Coimbra, promovendo o transporte coletivo como uma alternativa mais confortável, económica, fiável e sustentável”, refere a CIM, cujo secretário executivo é o senense Jorge Brito.

📸 Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

Partilhe este artigo...