Nelas avança com requalificação do Centro Urbano de Santar

A requalificação do Centro Urbano de Santar “vai ser uma realidade”. A Câmara Municipal de Nelas submeteu uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que “foi aprovada e financiada”, com cerca de um milhão de euros.
De acordo com uma nota da autarquia, a requalificação do Centro Urbano de Santar “prevê a melhoria das condições de acessibilidade para cidadãos com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público, aumentando a qualidade de circulação pedonal, das áreas de permanência destinadas prioritariamente a peões, bem como a reorganização da circulação e de parqueamento de automóveis”.
Os trabalhos a efetuar vão ser constituídos pela renovação de pavimentos, drenagem pluvial e construção de áreas de estacionamento, colocação de mobiliário urbano, colocação de sinalização adequada, criação de uma zona de coexistência (zona da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito), e arborização.
Também vão ser “garantidos percursos acessíveis entre todas as valências da zona de intervenção”: Casa de Santar, Hotel Casa das Fidalgas, CAVES, estacionamentos, Jardins de Santar, e com os principais pontos da envolvente adjacente, designadamente o Lar da Misericórdia, as Igrejas, escola e a paragem de autocarro.
Para a Câmara Municipal, trata-se de um projeto que “eleva Santar ao mesmo nível de outras vilas históricas de Portugal, que promove o território e gera valor, alavancando a economia local, e que vai dar resposta à dinâmica de investimentos associada ao turismo cultural, que capta cada vez mais turistas para o concelho e para a região”.