Projeto que valoriza estradas nacionais 16 e 17 apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Turismo Centro de Portugal (TCP) deu início à sua participação na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2025, com um programa intenso no stand 1A03, no Pavilhão 1 da FIL, em que ficou evidente a diversidade da oferta turística regional.
O destaque maior do primeiro dia do stand foi a apresentação do projeto “Estradas com História”. Esta é uma iniciativa que destaca a riqueza de duas estradas icónicas da região, transformando-as em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica: a EN16, entre Aveiro e Vilar Formoso, e a EN17, conhecida como Estrada da Beira, entre Coimbra e Celorico da Beira.
Está prevista a criação de roteiros turísticos, desenvolvimento de sinalização, capacitação de agentes locais e uma ampla campanha de promoção das duas estradas.
Para esse efeito, foi estabelecida uma rede colaborativa que junta operadores turísticos, municípios e agentes locais, reforçando o compromisso de oferecer experiências diferenciadoras aos visitantes. O projeto é liderado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com as Comunidades Intermunicipais Viseu Dão Lafões, Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro e Região de Coimbra, territórios atravessados pelas duas estradas. Integra também a AHRESP, a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, a Infraestruturas de Portugal, o Clube Escape Livre e os guias Foge Comigo.
A apresentação do projeto “Estradas com História” contou com uma intervenção de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que enalteceu o crescimento continuado, ao longo dos anos, do Centro de Portugal enquanto destino turístico de referência. Também presente, Rui Ladeira, secretário de Estado das Florestas, destacou a importância deste projeto estruturante para a região. Da mesma forma, os presidentes das Comunidades Intermunicipais abrangidas elogiaram o projeto: Luís Tadeu (Região Beiras e Serra da Estrela), Fernando Ruas (Viseu Dão Lafões) e Emílio Torrão (Região de Coimbra).
A tarde ficou marcada pela apresentação de vários projetos. Foi o caso da Centro de Portugal Film Commission, uma aposta estratégica na promoção da região como destino de filmagens para produções nacionais e internacionais. Logo depois, os visitantes tiveram oportunidade de explorar as harmonizações perfeitas entre queijos e vinhos da região, através de uma ação dinamizada pelos projetos PROVERE Queijos Centro de Portugal e PROVERE Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro.
Outro momento de relevo foi a apresentação do XXXV Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago, pelo Clube Escape Livre, que reforçou a importância do turismo religioso e cultural na região.