Museu do Pão oferece programação especial de Natal

Com atividades para toda a família, o espaço museológico em Seia aposta em experiências para viver a magia do Natal e a tradição do pão.
As luzes de Natal já invadiram o Museu do Pão e o espírito natalício promete invadir os corações dos visitantes. Mesmo com o frio que se faz sentir na Serra da Estrela, no Museu do Pão, em Seia, “o ambiente é agora ainda mais aconchegante e o cenário perfeito para criar memórias especiais com a família e amigos, enquanto explora a história e tradição do pão através das visitas e das atividades no atelier”, refere em comunicado.
As salas do ciclo do Pão, com as mós em movimento e as alfaias agrícolas, e a sala dos Hérmios, onde bonecos em movimento explicam o ciclo de pão de forma pedagógica e cativante, “continuam a ser as mais procuradas”.
Mas neste Natal há ainda mais motivos para visitar o Museu do Pão. Os destaques da programação de Natal vão para a iluminação, com o museu transformado num espetáculo visual “que celebra a beleza e a magia do Natal, criando um cenário perfeito para fotos e momentos inesquecíveis”. O Carrossel tradicional, uma atração de acesso gratuito para todas as idades, “promete diversão e alegria, evocando a nostalgia das feiras antigas”. A máquina de neve artificial “transforma o exterior do museu num verdadeiro cenário invernal e cria uma atmosfera encantadora e uma experiência sensorial única”. Por fim, a grande lareira exterior do museu “estará acesa” durante toda a época natalícia, “oferecendo um ambiente acolhedor e convidativo”.
As visitas continuarão a ser uma parte essencial da experiência, permitindo aos visitantes explorar a rica história e cultura do pão. No atelier ‘Mão na Massa’, os visitantes poderão participar ativamente no trabalho em massa de pão, uma atividade prática que combina aprendizagem e diversão. Sob o tema “Dê Cor ao Seu Natal”, os visitantes são convidados a criar uma peça natalícia como um presépio ou um ornamento para a Árvore de Natal, que poderão levar consigo.
“Este ano, o Museu do Pão celebra o espírito natalício num ambiente em permanente festa pensado para todas as idades, que não vai querer perder”, finaliza.
O Museu do Pão, fundado em 2002, é uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo. Oferecendo uma experiência multissensorial sobre o património do pão português, o Museu do Pão é um espaço para todos: os que revivem memórias e desfrutam da nostalgia de outros tempos e os que se deleitam com a história e as atividades, cultivando a vontade de aprender.