Queijo de ovelha de Portugal vence World Cheese Awards
Publicidade

O queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Quinta do Pomar, da freguesia de Soalheira, concelho do Fundão, foi considerado o melhor do mundo no World Cheese Awards 2024, entre cerca de 4.800 queijos.

Na sua página, a organização do concurso – Guild of Fine Food – anuncia que “um queijo de leite de ovelha macio e de colher, feito por um queijeiro espanhol em Portugal, foi eleito o melhor queijo do planeta nos World Cheese Awards 2024”.

Depois de terem sido apreciados 4.786 queijos de 47 países, o Queijo de ovelha amanteigado da Quinta do Pomar reuniu a maior pontuação de 240 jurados de 40 países, com especialistas na área dos queijos, como tecnólogos e avaliadores de queijos, bem como retalhistas e compradores, chefs e jornalistas.

“Feito com leite de ovelha cru e coalho de cardo vegetariano (conhecido como cardo), o queijo vencedor é consumido habitualmente cortando a parte superior e retirando com uma colher a sua pasta quase líquida”, refere a organização.

A final dos ‘World Cheese Awards’, que se realiza pelo 36º ano, decorreu pela primeira vez em Portugal, na cidade de Viseu.

O diretor do Guild of Fine Food, John Farrand, afirmou que “os queijeiros portugueses deixaram o seu país orgulhoso”. Citado na sua página, o responsável acrescentou que o “queijo campeão do Mundo é típico da região Centro de Portugal, extraordinário por ser feito com cardo em vez de coalho convencional”.

Ao longo do concurso, os queijos foram distribuídos por 104 mesas e avaliados por juízes em grupos de dois ou três. Os pontos foram atribuídos com base na aparência, aroma, textura, sensação na boca e sabor, com a contagem equivalente a uma medalha de bronze, prata, ouro ou nenhuma.

Cada grupo de jurados elegeu um ‘Super Gold’, que foi levado a um super júri de figuras importantes do mundo do queijo, que reduziu os 104 queijos para 14 finais, com o Super Júri a eleger o Campeão Mundial, pontuando cada um dos finalistas.

Manuel Maia, que defendeu o queijo para o painel de jurados do Super Júri durante a final dos prémios, elogiou o equilíbrio do queijo vencedor.

“É uma combinação sublime de proteína e gordura”, disse ele, acrescentando mais tarde: “Este queijo é um ícone, é como a nossa Torre Eiffel”.

Para a Quinta do Pomar, “este reconhecimento é fruto do trabalho árduo, dedicação e paixão de toda a nossa equipa”. Os responsáveis da queijaria agradecem, na sua página no Facebook, aos produtores, “que sem eles não teríamos este produto de excelência”, aos fundadores, “que transformaram um sonho em realidade e elevaram a tradição queijeira da nossa terra ao mais alto patamar”.

Com o título de melhor queijo do mundo a ir para a Soalheira, agradecem ainda a “todos que confiam na nossa qualidade e tradição, especialmente aos nossos clientes, que nos inspiram diariamente a inovar e superar desafios”.

Também o Município do Fundão felicitou publicamente a Queijaria Quinta do Pomar, “pela conquista extraordinária no World Cheese Awards 2024”. “Esta distinção é o reconhecimento da excelência dos produtos endógenos do concelho do Fundão”, rematou.

Os 14 melhores queijos:

Queijo de Ovelha Amanteigado da Quinta do Pomar, Portugal – 86 pontos

Tea Fondada da Chascharia Val Müstair, Suíça – 84 pontos

Alpenhorn Mifroma do Elsa Group (Mifroma), Suíça – 84 pontos

La Cava Barus García-Baquero, Lacteas Garcia Baquero S.A., Espanha – 84 pontos

Bayley Hazen Blue da Cellars at Jasper Hill, EUA – 83 pontos

Pecorino Bislacco al Rum e Tabacco da F.lli Petrucci, Itália – 82 pontos

Blugins de La Casearia Carpenedo, Itália – 82 pontos

Affineur Walo Creamy Lion Cheese de Thurgau de Walo von Mühlenen, Suíça – 82 pontos

Passionata do Biopark, Brasil – 81 pontos

Snertingdal ysteri Godbiten de Snertingdal ysteri drift AS, Noruega – 79 pontos

Alte Hexe 9 Monate gereift de Bodensee Käse, Suíça – 78 pontos

Valleclaro de Quesos y Besos, Espanha – 77 pontos

Baldauf 1862 Meisterstück Alpkäse de Baldauf Käse, Alemanha – 75 pontos

Tatie de Latteria Moro di Moro Sergio, Itália – 72 pontos

📸 Credit Guild of Fine Food – Paulo Fernandes

Partilhe este artigo...