Senense Pedro Martins está na corrida à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo
Publicidade

O Gestor de Desporto é natural de Valezim, no concelho de Seia, e preside à Associação de Ciclismo da Beira Alta.

Pedro Martins, Cândido Barbosa e Sandro Araújo são candidatos a suceder a Delmino Pereira na Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), encarando as eleições deste sábado com o desafio de ‘salvarem’ a estrada e desenvolverem novas vertentes além da pista.

Com Delmino Pereira a cumprir o terceiro e último mandato à frente da FPC perfilaram-se para a sua sucessão Pedro Martins, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, o antigo ciclista Cândido Barbosa e o atual ‘vice’ Sandro Araújo.

Pedro Martins defende que é premente inverter a desvalorização do ciclismo nacional, apostando no diálogo, na transparência e na valorização para o conseguir, numa “altura chave” para clamar por um contrato-programa específico para a pista.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta explicou que decidiu candidatar-se à presidência da FPC “pela necessidade que há na mudança do futuro da modalidade em Portugal”.

“A modalidade tem estado em desvalorização, ano após ano, e isso tem de mudar urgentemente. O ciclismo em Portugal tem de estar alinhado com a modalidade noutros países do mundo. Temos condições para isso”, argumentou.

Se não vencer as eleições de sábado, Pedro Martins ficará “extremamente preocupado com quem ganhar, independentemente de quem seja”, revelando ter sido convidado para estar nos dois projetos e ter recusado por não se identificar “com nenhum dos dois”.

“Claro que vou estar disponível para contribuir e para ajudar a melhorar, conforme tenho feito desde 2019 até agora, porque eu vou continuar a ser presidente da Associação Regional pelo menos até daqui a mais três anos”, finalizou.

Sob o lema “Juntos Pedalamos no Rumo Certo”, a Lista B tem Pedro Martins como presidente e Celina Gonçalves e Cristina Borges como vice-presidentes. A forte presença feminina na lista do atual presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta prossegue com as candidaturas ao Conselho Fiscal (Sónia Brito), ao Conselho de Disciplina (Isa Carvalho) e ao Conselho de Arbitragem (Mara Ferreira), enquanto Gastão Sousa e Tiago Santos são, respetivamente, candidatos a presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho de Justiça.

As eleições para os órgãos sociais da FPC estão agendadas para este sábado, 16 de novembro, com a votação a decorrer entre as 15:00h e as 17:00h na sede federativa. Caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos dos delegados presentes, haverá uma segunda volta, logo de seguida, para decidir o vencedor.

Partilhe este artigo...