Depressão Aline já se faz sentir em Portugal. Muito vento e chuva e todos os distritos em aviso laranja
Publicidade

Tal como previsto pelo IPMA, o agravamento das condições meteorológicas já se faz sentir e na região norte começou mais cedo, na noite de quarta-feira. A depressão Aline pode fazer estragos esta quinta e a Proteção Civil recomenda que se evite deslocações desnecessárias.

Todos os distritos do continente estão desde as 6h00 desta quinta-feira sob aviso laranja devido à chuva, vento e agitação marítima.

“A passagem destas linhas de instabilidade prevê-se entre o meio da manhã e meio da tarde, portanto estamos a falar de cerca de seis horas onde será mais intensa a atividade desta condição meteorológica adversa”, disse o comandante André Fernandes, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O IPMA prevê para hoje, com a passagem da depressão Aline, vento de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões.

O IPMA indica que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores aos 110 km/h, bem como fenómenos extremos de vento.

Quanto à chuva, o IPMA refere em comunicado que começou na quarta-feira nas regiões do Norte e Centro, estendendo-se ao restante território a partir da madrugada de hoje, aumentando de frequência e intensidade a partir da manhã.

Partilhe este artigo...