Misericórdia de Seia lança novo projeto de intervenção no défice cognitivo ligeiro
A Santa Casa da Misericórdia de Seia deu início ao “ImpulsionaMente – Intervenção no Défice Cognitivo Ligeiro”, um novo projeto integrado na valência Cuidar em Demência, dirigido a pessoas com 55 ou mais anos que apresentem Défice Cognitivo Ligeiro (DCL) ou se encontrem em fases iniciais de demência.
O projeto tem como objetivo geral “melhorar a qualidade de vida e o apoio social das pessoas com Défice Cognitivo Ligeiro, através de uma abordagem preventiva, interventiva e comunitária, centrada na pessoa, na família e no seu contexto social”.
A intervenção no âmbito do “ImpulsionaMente” é gratuita e desenvolvida por uma equipa multidisciplinar, composta por profissionais das áreas da Psicologia, Fisioterapia, Terapia da Fala, Animação Sociocultural e Serviço Social, “garantindo uma intervenção integrada, especializada e ajustada às necessidades individuais de cada participante”, adianta a Santa Casa da Misericórdia de Seia.
Entre os objetivos específicos do projeto destacam-se a “deteção e sinalização precoce, na comunidade, de casos de declínio cognitivo ligeiro, bem como a identificação de sintomatologia depressiva e ansiosa associada”. O projeto pretende ainda intervir no DCL, “retardando a sua evolução, reduzir o impacto das perturbações emocionais associadas e contribuir para a manutenção ou melhoria da qualidade de vida” das pessoas acompanhadas.
O “ImpulsionaMente” aposta igualmente no “reforço da literacia em saúde psicológica e cognitiva”, envolvendo não só as pessoas com diagnóstico, mas também as suas famílias e a comunidade em geral.
Com esta iniciativa, a Santa Casa da Misericórdia de Seia “reforça o seu compromisso com o envelhecimento ativo, a saúde cognitiva e a intervenção precoce em demência, promovendo respostas mais eficazes, humanas e próximas da comunidade”.
