Oliveira do Hospital requalifica e renova rede de equipamentos desportivos
Publicidade

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital concluiu recentemente a intervenção nos Campos de Ténis Municipais, no âmbito do investimento contínuo na requalificação da rede de equipamentos desportivos do concelho.

A intervenção incluiu a requalificação, regularização e pintura do piso e das bancadas, representando um investimento superior a 28 mil euros. O espaço, histórico na prática do ténis – lembrando que o Clube de Ténis de Oliveira do Hospital celebrou recentemente 25 anos –, passa agora também a oferecer condições para a prática de pickleball, uma modalidade desportiva em expansão, acessível e de fácil aprendizagem. Prevê-se que o pickleball venha a integrar o programa de Aprendizagens Essenciais de Educação Física, após o período experimental no presente ano letivo, segundo a associação nacional da modalidade.

Investimentos em curso

No Estádio Municipal de Oliveira do Hospital, decorre a construção de novos balneários e de uma área social, num investimento total de 1,028 milhões de euros, dos quais cerca de 450 mil euros são financiados através de contrato-programa com a DGAL – Direção-Geral das Autarquias Locais.

Paralelamente, está em curso uma intervenção para reparação e pintura das bancadas, substituição de cadeiras, melhorias nos bancos de suplentes e na zona de entrada e percurso acessível ao estádio, num investimento superior a 100 mil euros.

As Piscinas Municipais também serão alvo de reabilitação, com um investimento próximo de 700 mil euros. A intervenção incidirá na reconfiguração da entrada principal e na renovação dos balneários do Piso 0, melhorando a acessibilidade, funcionalidade e conforto. Cerca de 267 mil euros são financiados pela DGAL e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sendo o restante investimento assumido pelo Município.

O Município prepara ainda uma candidatura a cofinanciamento comunitário no âmbito do programa operacional Centro 2030 para a beneficiação do Pavilhão Municipal, utilizado semanalmente por centenas de atletas de diversas modalidades. As intervenções incluirão: eliminação de humidades e infiltrações, melhorias de circulação e acessos, renovação de sanitários e balneários, instalação de sistema AVAC e implementação de um novo marcador eletrónico, dando uma nova vida e imagem ao principal equipamento desportivo do concelho.

Requalificação de equipamentos nas freguesias

A autarquia tem também apoiado a manutenção de equipamentos desportivos em várias freguesias. Destaca-se a recente requalificação do Polidesportivo de Lagares da Beira, com um investimento de cerca de 145 mil euros, incluindo requalificação da rede, bancadas e piso, drenagem de águas pluviais e beneficiação do parque de estacionamento.

Em Nogueira do Cravo, a Câmara aprovou um apoio de 45 mil euros para a segunda fase da requalificação do Pavilhão da Liga de Melhoramentos, após a primeira fase de recuperação, financiada metade pelo Estado e metade pelo Município, no valor de 100 mil euros.

Investimento estratégico na promoção da atividade física

Segundo o vereador Nuno Ribeiro, responsável pelo pelouro do Desporto, estes investimentos “visam adequar os espaços, salvaguardando a integridade física dos utilizadores, e criar melhores condições para a ocupação saudável dos tempos livres ou dos treinos das equipas e clubes utilizadores dos diversos espaços”. Adianta ainda que as intervenções estão enquadradas “nas orientações estratégicas de promoção da prática da atividade física e usufruto dos espaços desportivos, melhorando, também deste modo, o nosso índice de qualidade de vida”.

Recentemente, a autarquia concretizou ainda a cedência do antigo Jardim de Infância de Vale do Ferreiro a três associações desportivas: Futebol Clube de Oliveira do Hospital, CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital e Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital. O espaço, denominado “Espaço OH+Desporto”, servirá como sede para reuniões, eventos e coordenação de atividades, promovendo a prática desportiva no concelho.

Partilhe este artigo...