Atleta com 102 anos participa em Encontro Municipal de Boccia Sénior em Oliveira do Hospital
Publicidade

Mais de 60 participantes, de nove instituições do concelho, marcam presença no evento promovido pela Câmara Municipal e pela PAASI, que junta desporto, convívio e envelhecimento ativo.

O Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital acolhe esta quarta-feira, 22 de outubro, o Encontro Municipal de Boccia Sénior, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e pela PAASI – Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado.

A iniciativa conta com a participação de 21 equipas, representando nove instituições (entre IPSS e entidades  privadas com respostas de apoio a pessoas idosas, dos vários pontos do concelho) e envolve mais de seis dezenas de atletas seniores, com uma média de idades de 81 anos. O destaque vai para a presença de um atleta com 102 anos, que será o mais veterano em competição.

O evento, dinamizado pelos pelouros do Desporto e da Solidariedade, tem como principal objetivo promover o convívio interinstitucional e intergeracional, ao mesmo tempo que incentiva a prática de atividade física para todas as idades, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

O Boccia Sénior tem vindo a ganhar expressão no concelho desde 2017, quando a autarquia investiu na entrega de kits da modalidade a todas as instituições com a valência de idosos e de apoio à deficiência, da rede solidária e lares privados. Dois anos depois, em 2019, realizou-se o primeiro encontro municipal, inserido no programa “Desporto para Todos”.

Desde então, o projeto tem vindo a crescer, sendo hoje uma das principais expressões da Estratégia Municipal de Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida nacionalmente. Em 2022, Oliveira do Hospital foi distinguido com a certificação de qualidade dos programas municipais de promoção da atividade física sénior, mantendo o estatuto de “Município Amigo do Desporto” há seis anos consecutivos.

A modalidade de Boccia, que já é praticada de forma competitiva no concelho por atletas da Arcial e da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, é acessível a todos, independentemente da idade ou condição física. As regras são simples: cada jogador ou equipa tenta lançar bolas coloridas (azuis ou vermelhas) o mais próximo possível de uma bola branca, que serve de alvo.

📸 Município de Oliveira do Hospital

Partilhe este artigo...