Câmara de Gouveia abre candidaturas para prémio que homenageia Vergílio Ferreira
Prémio Literário Vergílio Ferreira 2026 distingue obras inéditas de Ensaio Literário e será entregue no Festival “Em Nome da Terra”.
Estão abertas até 31 de dezembro as candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2026, promovido pela Câmara Municipal de Gouveia, que visa homenagear o escritor natural do concelho e estimular a criação literária em língua portuguesa.
A edição de 2026 distingue-se por premiar, em regime de alternância bienal, um original inédito na categoria de Ensaio Literário. O autor da obra vencedora será conhecido a 30 de abril de 2026, sendo a cerimónia de entrega integrada na V edição do Festival Literário “Em Nome da Terra”, a realizar-se em outubro de 2026, em Melo, aldeia natal do escritor.
Para além do reconhecimento literário, o prémio contempla um valor pecuniário de 10 mil euros e a edição da obra vencedora, a cargo da autarquia, até ao montante de três mil euros, sem pagamento de direitos de autor.
Criado em 1997, o Prémio Literário Vergílio Ferreira afirma-se como uma das distinções literárias mais prestigiadas a nível nacional, celebrando a reflexão crítica, a excelência da escrita e a defesa da língua portuguesa. Ao longo dos anos, tem distinguido autores consagrados e emergentes, reforçando o legado cultural de Vergílio Ferreira, um dos maiores nomes da literatura portuguesa do século XX.
As Normas de Participação e informações complementares podem ser consultadas no site oficial do Município de Gouveia.
