Gouveia promove ações de capacitação no âmbito do projeto “Melo Aldeia Literária”

Iniciativa valoriza o turismo literário e arranca já este mês com visitas e sessões temáticas em locais ligados à literatura nacional.
O Município de Gouveia vai promover, ao longo do mês de outubro, um conjunto de ações de capacitação no âmbito do projeto “Melo Aldeia Literária”, uma iniciativa que visa reforçar competências e promover o turismo literário como elemento diferenciador do território.
Com um número crescente de visitantes interessados na herança literária da aldeia de Melo – terra natal de Vergílio Ferreira – o Município aposta na qualificação dos agentes locais e interessados nesta área, dinamizando ações formativas e visitas a projetos de referência.
A primeira ação decorre no dia 17 de outubro, às 15:00h, na Casa Vergílio Ferreira, em Melo, e será orientada por Minês Castanheira, especialista em turismo cultural. A sessão abordará casos de estudo nacionais e internacionais de turismo eco-literário, destacando boas práticas e estratégias de desenvolvimento sustentável ligadas à literatura.
No dia 24 de outubro, os participantes deslocam-se a Figueira de Castelo Rodrigo, onde irão conhecer a rota literária “A Viagem do Elefante”, inspirada na obra homónima de José Saramago.
A terceira e última ação está marcada para 31 de outubro, com uma visita à Casa de Tormes, em Baião, espaço intimamente ligado à vida e obra de Eça de Queirós.
As Ações de Capacitação “Melo Aldeia Literária” são promovidas pelo Município de Gouveia, em parceria com a Ruris, o Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até ao dia 14 de outubro, através de link ou código QR disponibilizados na divulgação oficial. Para mais informações, os interessados podem contactar o Posto de Turismo de Gouveia ou a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.