Gouveia retoma programa comunitário “Diabetes em Movimento”
Publicidade

O programa comunitário “Diabetes em Movimento” está de regresso a Gouveia, tendo retomado oficialmente as suas atividades no passado dia 1 de outubro. Destinado a pessoas com diabetes tipo 2, o projeto decorrerá até junho de 2026 e representa um esforço conjunto da Câmara Municipal de Gouveia e da Unidade Local de Saúde da Guarda.

As sessões decorrem no Pavilhão da Escola Básica de Gouveia, três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras – e são orientadas por profissionais de exercício físico e enfermeiros. A participação é gratuita, mas carece de referenciação médica feita no Centro de Saúde de Gouveia.

Na edição anterior do programa, que terminou em junho deste ano, foram realizadas 98 sessões de exercício físico, 12 sessões de educação para a saúde e ainda assinaladas 9 efemérides ligadas à saúde e à sustentabilidade.

O “Diabetes em Movimento” integra o Plano Nacional de Saúde 2030 e é coordenado pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes. A iniciativa visa melhorar o controlo da diabetes, promover estilos de vida saudáveis e prevenir complicações associadas à doença.

Com o retomar do programa, Gouveia reforça o seu compromisso com a saúde da comunidade, promovendo o envelhecimento ativo e a literacia em saúde entre os seus cidadãos.

Partilhe este artigo...