Câmara de Seia aprova 232 mil euros em apoios antes das eleições
Publicidade

Executivo aprovou 26 propostas para apoiar coletividades, escolas, IPSS e juntas de freguesia.

Na reunião do executivo municipal de Seia, realizada a 24 de setembro — a última antes das eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro — foram aprovadas 26 propostas de apoio financeiro, num montante global de 232.455 euroos, destinado a associações, juntas de freguesia, clubes e outras entidades do concelho.

Os apoios contemplam diversas áreas, desde o desporto federado ao associativismo cultural e social, passando ainda por obras de requalificação de espaços comunitários, ações sociais e atividades educativas.

No setor do desporto, foram atribuídos apoios ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo Federado. O Clube BTT Seia receberá 9.600 euros e o Sena Clube com 3.900 euros, relativos à época desportiva 2024/2025, e o Folhadosa Fishing Team será apoiado com 16.075 euros (época 2023/2024). Além disso, o Clube de Ténis de Seia, o Seia Basket e a Associação Internacional Goshin Jutsu (AMMCO) vão receber 2.000 euros cada, para apoiar a promoção das suas modalidades.

Uma parte significativa do montante será destinada à realização de obras de requalificação e beneficiação de edifícios sede de várias coletividades. A Associação Cultural, Recreativa e Social do Aguincho, irá receber 3.000 euros para obras no seu edifício. A Liga dos Amigos de Vasco Esteves de Baixo, a Associação Recreativa e Cultural Vodrense, o Grupo Motard “Amigos Serranos”, o Grupo Desportivo e Recreativo de Santa Marinha e a Sociedade Recreativa de Alvoco da Serra receberão, cada uma, 5.000 euros para diferentes intervenções, nomeadamente ao nível da eficiência energética e segurança dos edifícios. A Associação de Beneficência, Cultura e Desporto de Figueiredo receberá 3.500 euros, a Casa-Museu da Liga dos Amigos da Freguesia de Alvoco da Serra foi contemplada com 2.500 euros e a Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Martinho será apoiada com 4.500 euros para obras no parque da Santa Eufêmia. Também a Confraria da Senhora do Desterro vai contar com 5.000 euros para a requalificação da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Dois apoios, no valor de 5.000 euros cada, serão destinados à aquisição de viaturas por parte do Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena e da Sociedade Musical Estrela da Beira, com o objetivo de apoiar a logística e deslocações das duas entidades culturais.

Entre os maiores apoios está a verba de 25.000 euros atribuída à Junta de Freguesia de Paranhos da Beira para aquisição de equipamento agrícola e de silvicultura. Já a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros irá receber 9.000 euros para a reconstrução da cobertura dos antigos balneários do Estádio Nossa Senhora da Conceição, em São Romão. Também no âmbito da requalificação de espaços públicos, a Comissão de Melhoramentos de Corgas, em parceria com a Junta de Freguesia de Sandomil, será apoiada com 20.000 euros para a requalificação do Largo da Ponte.

No setor social e educativo, foram aprovados 10.000 euros para apoiar os projetos promovidos pela Cruz Vermelha – Núcleo de Seia, entre os quais o “Netos de Companhia”, o apoio à vítima e o transporte de pessoas em situação de vulnerabilidade. A Associação de Beneficência do Sabugueiro será apoiada com 15.000 euros (anos de 2023, 2024 e 2025), destinados ao Projeto Alavanca, que atua junto de pessoas com comportamentos aditivos e respetivas famílias, promovendo a reintegração social e profissional. Já a Academia Sénior de Seia vai receber 8.000 euros para as ações promovidas durante os anos de 2024 e 2025.

Visitas de Estudo recebem apoio

A autarquia decidiu também apoiar a realização de visitas de estudo escolares, com um investimento total de 53.880 euros, distribuídos pelos dois agrupamentos do concelho: 22.680 euros para o Agrupamento de Escolas de Seia (756 alunos) e 31.200 euros para o Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho (1.040 alunos). Segundo a Câmara, esta medida visa complementar o currículo escolar e proporcionar novas experiências educativas aos alunos, promovendo o contacto com o património local, nacional e com o Parque Natural da Serra da Estrela.

Por fim, foi aprovado um apoio de 2.500 euros ao Clube de Pessoal do Município de Seia, que atualmente representa 140 associados e se dedica à promoção social, cultural e recreativa dos seus membros, além de assegurar o funcionamento dos bares internos da autarquia.

Este pacote de apoios, aprovado por unanimidade, a poucos dias das eleições autárquicas, reflete o compromisso do município em reforçar o tecido associativo, melhorar infraestruturas locais e investir no desenvolvimento social e educativo do concelho.

Partilhe este artigo...