Volta a Portugal em Bicicleta passa por Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia

A 86ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que vai para a estrada de 6 a 17 de agosto, vai passar por Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia a 13 de agosto. No dia seguinte sobe até à Torre, ponto mais alto da Serra da Estrela.
Na sexta etapa que liga Águeda à Guarda (173,1 Km), que decorre a 13 agosto, os ciclistas, num percurso exigente, já marcado orograficamente pela Serra da Estrela, vão passar por Travanca de Lagos, Bobadela, Oliveira do Hospital (meta-volante), seguindo depois para São Romão, Seia (com passagens nas avenidas dos Bombeiros Voluntários, 1° de Maio, Afonso Costa, Luís Vaz de Camões e Praça da República), São Martinho e Santa Marinha. O pelotão continua por Paços da Serra, Gouveia (meta-volante), Nabais, Melo, Freixo da Serra, Figueiró da Serra, Linhares da Beira, Prados (prémio de montanha 2ª categoria), Videmonte (prémio de montanha 3ª categoria) e Guarda (com dois prémios de 3ª categoria).
Depois do “aquecimento” da véspera, a sétima etapa apresenta a alta montanha. Com partida do Sabugal, será Penamacor e Belmonte a “apadrinhar” a aproximação à cidade da Covilhã e a uma das mais míticas subidas da história da “Volta”. Será na difícil vertente, Covilhã – Penhas da saúde – Torre, única de máxima categoria em toda a prova, que os principais protagonistas serão sujeitos a uma dura batalha nesta que é a “Etapa Rainha” da Volta.
A edição deste ano da “Portuguesa”, que tem início com um prólogo na Maia e o final com contrarrelógio individual em Lisboa, tem um total de 1581 quilómetros, com 27 metas volantes e 28 contagens do Prémio da Montanha.
Ao contrário dos últimos anos, a chegada à Senhora da Graça acontece na primeira semana e o final na Torre ocorre na segunda metade da competição, o que pode alterar a forma dos trepadores que têm aspirações à vitória ataquem a corrida de uma forma diferente.
As etapas decisivas ou marcantes da Volta são as chegadas ao Santuário do Sameiro (1ª etapa), Senhora da Graça (4ª etapa), Guarda (6ª etapa), Torre (7ª etapa), Montejunto (9ª etapa e o contrarrelógio final em Lisboa, com início e final na Praça do Império, junto ao Centro Cultural de Belém.
Etapa da Volta RTP em Viseu
No dia de descanso da Volta a Portugal a atenção volta-se para os cicloturistas e ciclistas amadores. O percurso está projetado para os não profissionais, conjugado com a magnifica envolvente da região de Viseu.
A 18ª Etapa da Volta RTP é a praticantes a partir dos 15 anos, devendo os menores de idade apresentar autorização dos progenitores. Os participantes podem também incluir na inscrição o Equipamento Oficial e solicitar a presença no almoço convívio.
As inscrições estão abertas até às 24 horas do dia 7 de agosto no site oficial da Volta em www.volta-portugal.pt/etapadavolta
Etapas da Volta a Portugal
06 ago: Prólogo, Maia – Maia, 3,4 km (CRI).
07 ago: 1ª Etapa, Viana do Castelo – Braga (Sameiro), 162,3 km.
08 ago: 2ª Etapa, Felgueiras – Fafe, 167,9 km.
09 ago: 3ª Etapa, Boticas – Bragança, 185,2 km.
10 ago: 4ª Etapa, Bragança – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 182,9 km.
11 ago: 5ª etapa, Lamego – Viseu, 155,5 km.
12 ago: Dia de Descanso.
13 ago: 6ª Etapa, Águeda – Guarda, 175,2 km.
14 ago: 7ª Etapa, Sabugal – Covilhã (Torre), 179,3 km.
15 ago: 8ª Etapa, Ferreira do Zêzere – Santarém, 178,2 km.
16 ago: 9ª Etapa, Alcobaça – Montejunto, 174,4 km.
17 ago: 10ª Etapa, Lisboa – Lisboa, 16,7 (CRI).
Total: 1.581 quilómetros.
📸 Pelotão da Volta a Portugal volta a atravessar centro de Seia