Câmara de Nelas compensa munícipes pela falta de água

A Câmara Municipal de Nelas aprovou, por unanimidade, uma proposta do presidente da edilidade que visa apoiar os munícipes na fatura da água do mês de julho, para compensar as falhas que existiram naquele mês.
O desconto traduz-se numa redução de 50 por cento das tarifas fixa e variável da água referente ao mês de julho.
“A proposta resulta do desequilíbrio do sistema de abastecimento de água, que provocou falhas temporárias nos primeiros dias de julho. A população do concelho foi quase na sua totalidade afetada”, refere a autarquia em comunicado enviado ao Seia Digital.
No documento é também referido que “não obstante todo o esforço do Município em minimizar o impacto na população, houve transtornos e constrangimentos inevitáveis, que carecem de ser reparados”. Adianta ainda que “devido ao reduzido nível dos reservatórios de todo o concelho, a água para consumo doméstico foi reposta de forma gradual”.
A Câmara Municipal agradece o “trabalho notável” feito Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, Nelas, Tondela, Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), todos do distrito de Viseu, de Seia (distrito da Guarda) e Lagares da Beira e Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra) para colmatar a falta de abastecimento de água e ajudar nas reservas.
O concelho de Nelas é abastecido pela barragem de Fagilde, que também distribui água aos concelhos de Viseu, Penalva do Castelo e Mangualde. Mangualde é recetor de água e distribuidor, uma vez que Nelas recebe água por Mangualde.
📸 Bombeiros Voluntários de Seia estiveram empenhados na missão de abastecimento de água à população de Nelas