Governo decretou Situação de Alerta em todo o país

Na sequência do agravamento do risco de incêndios rurais, o Governo acaba de decretar Situação de Alerta, que entra em vigor às 00:00h de domingo e prolonga-se até às 23:5h de quinta-feira.
A decisão foi tomada de forma coordenada pelos Ministros da Defesa Nacional, das Infraestruturas e Habitação, da Administração Interna, da Saúde, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia, da Cultura, Juventude e Desporto, e da Agricultura e Mar.
Numa declaração ao país, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apelou que “o sucesso no combate aos incêndios rurais depende de todos nós”.
“A ação de todos, consciente e preventiva, é indispensável. Somos todos parte da solução.
Por isso, apelo à serenidade e ao espírito de unidade nacional no enfrentar deste flagelo”, referiu.
De acordo com a ministra, serão proibidos os “acessos, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios”, assim como serão proibidas “queimadas”.
A declaração permite mobilizar todos os meios necessários para prevenir ignições, proteger o território e garantir uma resposta rápida e eficaz em caso de emergência.