Festival Pão Nosso celebra a alma de Videmonte e a tradição do pão
Publicidade

A Aldeia de Montanha de Videmonte, no concelho da Guarda, vai transformar-se, de 1 a 3 de agosto, num vibrante epicentro de cultura, da tradição e do pão. O Festival do Pão visa homenagear os saberes ancestrais e o ciclo do pão que, ao longo de gerações, tem moldado a identidade desta comunidade serrana.

Do programa constam uma mostra etnográfica, oficinas de pão, rota dos fornos, mercado do pão, artes e ofícios tradicionais, desfile dos tabuleiros, degustação da Bola da Aldeia e outras iniciativas. Destaque para a instalação comunitária “Taleigos de Videmonte”.

O Festival Pão Nosso é uma celebração da resiliência e do património cultural de Videmonte. Ao longo de três dias, os visitantes são convidados a mergulhar no universo do pão e a experienciar a riqueza etnográfica da aldeia. Desde a Mostra Etnográfica Ceifa e Malha e do Centeio, que ilustra as etapas fundamentais da produção deste alimento até às Oficinas do Pão, “o programa foi pensado para envolver e educar miúdos e graúdos”, refere a organização.

Videmonte foi e ainda é a localidade da Serra da Estrela com mais searas de centeio, cultivadas no seu extenso planalto, tornando esta celebração do pão ainda mais autêntica e viva.

O festival começa esta sexta-feira com o Pôr do Sol no Planalto de Videmonte, seguido da exibição do documentário “A Arte da Terra“, focado no pão e queijo da aldeia. A noite culmina com animação musical.

No sábado, 2 de agosto, o dia é dedicado à exploração e à aprendizagem com a Rota dos Fornos, com passeio pelas ruas e fornos da aldeia, ou a Oficina de Ilustração Infantil “A Minha Padaria”, dinamizada pela ilustradora Catarina Silva. Ainda durante a manhã segue-se uma conversa “Pão enquanto Medicamento“, da responsabilidade da Patrícia Miguel do Projeto Bruta Bread. A tarde será animada pelo Mercado do Pão, Artes e Ofícios tradicionais (cestaria, tecelagem) e a envolvente Oficina “Pão de Mãe com Centeio de Videmonte“. Um dos pontos altos será a Vivência d’aldeia: Ceifa e Malha do Centeio, culminando com o Desfile dos Tabuleiros e Degustação da Bola da Aldeia. A noite reserva o concerto de Os Vizinhos.

Para os amantes da natureza e do pedestrianismo, a Caminhada Interpretativa “Trilho da Quinta da Taberna Serra de Bois”, orientada pela equipa do Estrela Geopark Mundial da Unesco”. Em simultâneo decorre o Passeio Fotográfico Infantil – Fotografia Macro com Eduardo Flor. O Mercado do Pão volta a abrir portas e as Concertinas de Pêra Mocense e o Rancho Folclórico Centro Cultural da Guarda encerram o festival com chave de ouro.

Este ano, o Festival Pão Nosso terá uma componente artística simbólica: a instalação comunitária “Taleigos de Videmonte”.

Algumas atividades requerem inscrição prévia. Consulte o programa completo para mais detalhes.

Organizado pela Junta de Freguesia de Videmonte com o apoio incondicional da comunidade e coletividades locais, o Festival Pão Nosso é também uma iniciativa do Município da Guarda, integrando o ciclo de Festivais de Cultura Popular.

Este evento enquadra-se no Plano de Animação da Rede das Aldeias de Montanha, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Aldeias de Montanha 2030, e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa CENTRO 2030 – Programa Regional do Centro.

📸 Município da Guarda

Partilhe este artigo...