Seia vai transformar antiga escola de Sazes da Beira em quatro apartamentos
Publicidade

A Câmara Municipal de Seia vai avançar com obras de reabilitação na antiga Escola Básica do 1º Ciclo de Sazes da Beira, transformando-a numa unidade residencial para pessoas adultas em situação de carência.

A empreitada tem o preço base de 179 mil euros e prevê a transformação do antigo edifício escolar em quatro apartamentos de transição, de tipologia T1, para ser integrado na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT).

O aviso de concurso, publicado esta segunda-feira em Diário da República, prevê 250 dias para a execução do contrato, devendo as propostas ser apresentadas até 24 de julho.

A antiga Escola Primária de Sazes da Beira é constituída por um rés-do-chão, composto por duas salas de aula, casas de banho, dois vestiários e uma zona de telheiros. Todas as fachadas vão ser mantidas, incidindo a intervenção essencialmente no interior e zona dos telheiros, que deverá manter o mesmo aspeto.

Pretende-se com a intervenção, dotar o edifício das características necessárias à sua utilização para dar resposta a situações de vulnerabilidade, criando quatro unidades habitacionais suscetíveis de utilização independente, de tipologia T1, constituídas por quarto, cozinha/sala e instalação sanitária.

O acolhimento das pessoas adultas decorrerá por um período de tempo limitado, tendo em vista o seu encaminhamento para outra resposta social mais adequada.

A BNAUT é um programa do governo português que busca oferecer soluções de alojamento de emergência ou de transição para pessoas em situações de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a inclusão social, proteção e autonomia dessas pessoas, além de combater desigualdades e garantir proteção social em situações de risco.

Partilhe este artigo...