Seia alarga rede “Transporte a Pedido” em aldeias sem autocarros públicos
Publicidade

Município de Seia e Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela ampliam circuitos de transporte flexível no concelho.

O concelho de Seia vai passar a contar com três novos circuitos de transporte flexível, numa iniciativa conjunta entre o Município de Seia e a Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE), em colaboração com operadores de táxi locais.

A assinatura dos novos protocolos com os operadores de transporte aconteceu ontem à tarde, na sala de sessões do Município de Seia, sessão marcada pela presença dos presidentes das juntas de freguesia dos territórios abrangidos, anunciou a autarquia.

A expansão do serviço Mobiflex.BSE – também conhecido como ‘transporte a pedido’ – vem responder à “ausência de oferta regular de transporte coletivo em diversas localidades do concelho, particularmente durante o período de férias letivas, assegurando maior cobertura territorial e mobilidade às populações que vivem fora do perímetro urbano”, refere a nota do Município.

Iniciado em 2024 com caráter experimental, o serviço Mobiflex.BSE integrava até então três circuitos: Sabugueiro – Seia, abrangendo Sabugueiro, Póvoa Velha, Aldeia da Serra, Póvoa Nova e Vales; Teixeira – Alvoco da Serra – Loriga, com passagem por Teixeira de Cima, Teixeira de Baixo, Vasco Esteves de Cima, Aguincho, Vasco Esteves de Baixo, Outeiro da Vinha e Alvoco da Serra; e Vide – Cabeça – Loriga, que assegura a ligação entre as aldeias da União de Freguesias de Vide e Cabeça à vila de Loriga.

Com esta nova fase de alargamento, que tem início a 1 de julho, juntam-se agora os circuitos: Mondego, que inclui Ortigueira, Girabolhos, Lajes, Lapa de Tourais, Pereiro e Figueiredo; Alva, que cobre as localidades de Sazes da Beira e Vila Cova à Coelheira; e o circuito Queijeiro, com passagem em Várzea de Meruge, Maceirinha, Carragozela e Catraia D’Assamassa – todos com ligação à sede do concelho, a cidade de Seia.

O transporte funciona em dias úteis específicos e é assegurado por táxis integrados no projeto, mediante marcação prévia até às 15:00h do dia útil anterior, através do número gratuito 800 222 801.

As paragens específicas para o Mobiflex “estão devidamente identificadas com sinalética própria, e no dia da viagem o táxi estará presente no local e hora acordados para transportar os passageiros até uma das paragens incluídas no itinerário. O serviço permite a partilha de lugares entre utentes do mesmo circuito e aplica um tarifário idêntico ao do transporte público rodoviário, sendo os bilhetes adquiridos diretamente a bordo”, é referido.

“Esta solução reforça a política de descentralização e equidade territorial, garantindo uma resposta eficaz e acessível às necessidades de mobilidade das populações, especialmente das zonas mais isoladas, e contribuindo para uma rede de transportes mais inclusiva, eficiente e sustentável”, finaliza o comunicado.

Partilhe este artigo...