Novo Bispo da Guarda toma posse hoje na Sé Catedral
Publicidade

D. José Miguel Pereira é ordenado bispo da Diocese da Guarda este domingo, uma região onde quer “ouvir, escutar, caminhar” para construir a “unidade na diversidade”, identificar “formas de liderança” e “encontrar espaços de partilha de responsabilidades”.

Em entrevista à Agência Ecclesia, D. José Miguel Pereira referiu que “temos de encontrar espaços de comunhão e de partilha de responsabilidades” e lembrou a existência de 360 paróquias na Diocese da Guarda, “algumas muito pequeninas e muito rurais”.

Bispo de uma diocese com 800 anos de história, D. José Miguel Pereira afirma que o passado, mais do que peso, “é uma configuração, é um sustento, é uma raiz que não cria imobilismo, mas dá densidade” para sonhar o futuro.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1971 e foi ordenado padre em 1996, D. José Miguel Pereira tem raízes familiares no Fundão, de onde é natural a mãe, e raízes vocacional nas Penhas Douradas, onde frequentou encontros de pré-seminário.

Reitor do Seminário dos Olivais desde 2011 até ser nomeado bispo da Guarda, a 20 de dezembro de 2024, D. José Miguel Pereira chega a uma diocese que tem “alguma expectativa” na continuidade da concretização da reflexão diocesana, apresentada na Assembleia Diocesana em 2017 e no ano seguinte numa carta pastoral do anterior bispo, D. Manuel Felício, que esteve 20 anos à frente da Diocese.

A cerimónia de ordenação episcopal do novo bispo tem início, às 15:30h, na Igreja da Misericórdia, seguindo em cortejo em direção à Sé Catedral da Guarda. A celebração vai ser transmitida nas redes sociais da Diocese da Guarda.

📸 Agência ECCLESIA/PR

Partilhe este artigo...